
Santander com aumento de 56% nos novos créditos à habitação
O Banco Santader Totta divulgou hoje os resultados do primeiro semestre do ano e Vieira Monteiro, presidente Executivo do Banco, revelou que o aumento de 56% nos novos empréstimos à habitação, a que corresponde uma quota de produção de 19,4%, e o crescimento de 20% em fundos de investimento, fazem parte de uma estratégia de diversificação das aplicações na actual conjuntura de taxas de juro quase nulas.
O relatório mostra que a contratação de novos empréstimos de crédito à habitação e de crédito a empresas continua a evidenciar grande dinamismo, o que se tem vindo a traduzir na melhoria das quotas de mercado do Banco. De acordo com os últimos dados disponíveis, a quota de mercado de produção do crédito à habitação continua a situar-se acima dos 19%.
Este crescimento deve-se também ao facto da actividade económica, durante o segundo trimestre de 2017, ter permanecido num ciclo de recuperação económica resiliente, suportado por uma melhoria da conjuntura externa, que tem contribuído para o reforço das exportações, tanto dentro como para fora da União Europeia. "Deste modo, o PIB terá acelerado para 3,4% em termos homólogos. Em termos nominais, o peso das exportações no PIB ronda os 45%, enquanto as importações representam cerca de 43% do PIB", lê-se no relatório do banco.