CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Procura de casa aumenta nos primeiros meses do ano sobretudo por T2

18 de maio de 2022

Os três primeiros meses do ano foram marcados por um aumento geral de procura de casa, face ao último trimestre do ano passado. Todas as tipologias registam um aumento de procura, sobretudo os T2 (+18%), que passam a ser os mais procurados.

Segundo os dados do Imovirtual, que revela um estudo sobre a procura de casa por tipologias, após os T2, a tipologia mais procurada no primeiro trimestre do ano são os T3, que ocupavam o topo das intenções de compra no último trimestre de 2021. Seguem-se os T1 e, por fim, os T4. Apesar desta ordem de preferência, há tipologias que se destacam mais no crescimento da procura: os T2 são os que tiveram maior aumento das intenções de compra (+18%), seguidos dos T1 (+16%), T4 (+14%) e dos T3 (+13%).

Analisando as duas principais áreas metropolitanas, há uma diminuição de procura em Lisboa pelas tipologias T1 (-10%), T2 (-10%) e T3 (-7%), registando-se um ligeiro aumento de procura apenas no caso dos T4 (+5%). Já no Porto, onde os T2 e os T1 são os mais procurados, há um aumento de procura de +27% por T1, +22% por T2, +4% por T3 e +9% por T4.

“A diminuição geral de procura em Lisboa comprova a tendência que temos vindo a observar nos últimos dois anos, de aumento de interesse pelas zonas interiores e outras cidades de menor dimensão, mas com bastante dinamismo e oportunidades. Como temos vindo a referir, existe a procura por outros formatos de qualidade de vida associados às vantagens da nova realidade social pós-pandemia”, analisa Ricardo Feferbaum, Director Geral do Imovirtual.

Os dados revelam ainda que, tendo em conta a categoria do imóvel, a tipologia T2 é a mais procurada no caso dos apartamentos, seguindo-se a tipologia T3. Já no caso das moradias, os T3 são a tipologia mais procurada, seguidos dos T4.