Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Mercado imobiliário mantém aceleração

 

Mercado imobiliário mantém aceleração

14 de fevereiro de 2015

Apesar de surgirem notícias que podem prejudicar o mercado imobiliário, este continua em crescimento e a recuperar a confiança. O dinamismo tem crescido ao longo de 2014 e se em Março o Índice de Dinamismo Imobiliário era de 45,6, em Maio já era de 49,6 e em Agosto atingia os 52,8.

Números que comprovam que o mercado imobiliário em Portugal está a voltar a mexer. A prova está igualmente no aumento do volume de transacções globais, em Março foram efectuadas 7.535, em Maio foram 8.196 e em Julho já ultrapassou as 9.029.

Leiria e Pombal foram os municípios que apresentaram um maior dinamismo imobiliário, seguidos de Vila Nova de Gaia (0,8%), Porto (0,7%) e Lisboa (0,6%). A nível de distrito, Viseu liderou, seguindo-se Aveiro, Coimbra, Porto, Leiria, Braga, Lisboa, Faro, e no final da tabela encontra-se Évora.

Dados que são revelados no Market Outlook de Novembro de 2014, do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal e que vêm no seguimento da evolução do clima económico em Portugal. Se em Maio o indicador era de 0,1, em Setembro e Outubro era de 0,7. Também o Indicador de confiança na Construção tem vindo a subir e mesmo ainda se encontrando em terreno negativo, em Maio era de -45,2 e em Outubro já estava nos -40,8.

O mesmo acontece no Índice de Confiança da Mediação Imobiliária que ao longo de todo o ano de 2014 tem vindo a subir.

Para esta confiança tem contribuído o investimento directo estrangeiro no imobiliário nacional. Em Fevereiro foram investidos 83,5 milhões de euros, em Junho já foi de 127,4 milhões e em Julho de 136,6 milhões de euros.

Valores sob gestão dos fundos imobiliários em queda

Apenas os fundos de investimento imobiliário foram os únicos a registarem quedas ao longo do ano. Em Abril o valor sob gestão era de 12.946,3 milhões de euros, em Julho foi de 12.801,9 milhões de euros e em Setembro foi de 12.750,6 milhões de euros.

O valor global sob gestão de fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional manteve-se todavia praticamente inalterado durante o ano com um valor na ordem dos 1,6 milhões de euros.

A Interfundos e a Funder foram as maiores entidades gestoras de fundos de investimento imobiliário em Setembro deste ano.

Números que comprovam que o mercado imobiliário em Portugal continua o seu percurso de ligeira aceleração e de um dinamismo crescente que traz alguma confiança ao sector.