
Helena Roseta prepara Lei de Bases da Habitação
O Partido Socialista deu luz verde à deputada independente Helena Roseta para criar uma lei de bases da habitação. O presidente do grupo parlamentar do PS, Carlos César, disse hoje que o partido vai apresentar uma proposta de lei de bases de habitação, que está a ser preparada pela deputada independente do PS Helena Roseta.
“A deputada Helena Roseta tem referido, e com razão, que a habitação é o único direito social da Constituição que nunca teve uma lei de bases. Vamos, por isso, aproveitar o trabalho que ela tem vindo a desenvolver e iniciar um processo de audições que nos permita reforçar a qualidade da proposta a apresentar”, adiantou Carlos César.
Para o presidente do grupo parlamentar do PS, a deputada Helena Roseta tem feito um “excelente trabalho” na área da habitação, destacando-se o empenhamento no processo legislativo de alteração do Novo Regime do Arrendamento Urbano, no Programa Nacional de Realojamento e na alteração do regime do arrendamento apoiado.
Em Maio haverá novidades…
“Agora que tenho luz verde, vou apresentar a minha proposta, as várias audições que pretendo fazer e, depois, vamos ver se tem apoio e se vai para a frente”, declarou à Lusa a deputada Helena Roseta, escusando-se a adiantar informações sobre a proposta e o processo de audições e de participação pública.
Segundo Helena Roseta, “o trabalho já está bastante adiantado” e “muito brevemente” vai ser tornado público. “Em Maio, seguramente, haverá notícias”, frisou.
“Ao contrário de todos os outros direitos sociais, o direito à habitação é o único direito social da Constituição da República que não tem uma lei de bases”, reforçou Helena Roseta, advogando que “é essencial” criar a lei de bases da habitação.
Lusa/DI