Doutor Finanças lança Simulador da variação da Euribor no Crédito Habitação
O Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais e familiares, lançou um simulador que ajuda as pessoas a perceberem o impacto da subida das taxas Euribor nas prestações de quem tem um contrato de Crédito Habitação.
Que as taxas de juro estão a subir e que irão subir ainda mais já ninguém duvida, fator que implica directamente no valor da prestação do crédito habitação. “Já não há dúvidas quanto ao aumento das prestações de Crédito Habitação, pois essa realidade vai mesmo acontecer. A grande questão, neste momento, é perceber quando e quanto vai aumentar. É necessário anteciparmos todos os cenários possíveis, de forma a estarmos preparados”, comenta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.
Neste sentido, o Doutor Finanças desenvolveu o Simulador da variação da Euribor no Crédito Habitação.
Para a generalidade das famílias é “determinante saber quanto pode aumentar a prestação da casa num ambiente de subida de juros”.
A taxa Euribor a 12 meses já subiu para valores positivos, tendo a média mensal de Abril, subido para 0,0131%. As taxas a seis e três meses continuam em valores negativos, mas estão a aproximar-se do zero.
O impacto no orçamento familiar pode tornar-se perigoso ou mesmo insustentável. Um exemplo dado por aquele especialista:
“Uma pessoa com um crédito de 100 mil euros, com um spread de 1,2% e com 300 prestações ainda em falta, pagará 367,13 euros por mês, tendo em consideração a taxa Euribor a seis meses de março (-0,417%). Se a média da Euribor aumentar para 1%, esta prestação aumenta quase 19 euros para 385,99 euros.
Desta forma, a empresa especialista recomenda perceber antecipadamente “o que pode acontecer à nossa prestação da casa num período de subida de juros, sendo certo que naturalmente poderemos ter de fazer alguns ajustes ao orçamento mensal para não arriscarmos a nossa estabilidade financeira”.