Câmara de Valongo vai recuperar complexo habitacional devoluto há 15 anos
As 52 habitações unifamiliares devolutas há mais de 15 anos junto à Autoestrada 4 (A4) em Campo, em Valongo, vão ser recuperadas no prazo de oito meses, fruto do contrato de urbanização assinado, anunciou a câmara.
As obras no complexo habitacional da antiga Ferseque, devoluto há mais de 15 anos, deverão começar dentro de um mês, acrescenta o comunicado da autarquia do distrito do Porto, depois de o município e a empresa Archee Madeira-Construções terem rubricado hoje o contrato para “concluir, no prazo de oito meses, as obras de urbanização que irão permitir finalizar as 52 habitações unifamiliares inacabadas”.
O investimento na recuperação das 52 habitações ronda os 682 mil euros e ficará totalmente a cargo da empresa, explicou fonte da autarquia.
“Finalmente, vamos acabar com um dos piores cancros urbanísticos que herdámos e com a má imagem que muito afectava a autoestima deste concelho”, afirmou, citado no comunicado, o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro (PS), à margem da assinatura do contrato de urbanização com a empresa adquirente da massa insolvente.
Recuperados 11 empreendimentos inacabados...
Salientando a “aposta” da autarquia para “concluir os prédios devolutos e inacabados, incentivando assim a regeneração urbana e captando investimento para o município de Valongo”, o autarca divulgou ainda os números desse investimento.
“No actual ciclo governativo, conseguimos resolver o problema de 11 empreendimentos inacabados, que representam um total de 635 novos fogos no mercado de habitação, o que também significa mais dinâmica económica”, disse.
Lusa/DI