7.120 jovens são candidatos ao apoio ao arrendamento
Foram 7.120 os jovens que concorreram ao apoio ao arrendamento no âmbito do Programa Porta 65-Jovem, que decorreu entre 17 de Abril e 18 de Maio.
Segundo o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU, foi nos grandes centros urbanos que se registaram o maior número de candidaturas, com Lisboa a liderar o top 5 com 601 candidaturas, seguida de Sintra com 393 candidaturas e Vila Nova de Gaia com 378 candidaturas. Seguem-se Porto, 333 e Braga com 242.
As candidaturas agora submetidas serão apreciadas pelo IHRU,IP, de acordo com uma ordem de precedência, atendendo à Dimensão e Composição do Agregado; Proporcionalidade da taxa de esforço; Rendimento Mensal; Proporcionalidade da renda e Situação financeira dos ascendentes.
De salientar que no último período que decorreu este Programa cujas candidaturas decorreram durante o período entre 15 de Dezembro de 2016 e 10 de Janeiro de 2017, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU aprovou 2.138 candidaturas.
Recorde-se que o Programa Porta 65-Jovem apoia o arrendamento de habitação para residência permanente, tendo como beneficiários jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos; Jovens em coabitação; Jovens casais ou em união de facto (um dos elementos pode ter até 32 anos). O apoio consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, sendo beneficiadas as candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais.