
Acompanhar o turismo com políticas de habitação acessível
Na opinião de Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, o impacto do turismo é "extremamente positivo" mas é necessário acompanhar a tendência com "políticas de habitação acessível".
Esta afirmação surgiu no âmbito da Conferência Próximo Nível, organizada pelo semanário Expresso em parceria com o Banco Popular numa sessão dedicada ao imobiliário. O responsável da Century 21 Portugal, um dos oradores referiu ainda que o problema da oferta é nacional, não é só de Lisboa. "Há dois anos que a procura está a transitar para as zonas mais periféricas de Lisboa e o número está a aumentar de forma muito mais rápida que a dos grandes centros. E não acontece só entre os clientes portugueses: Estamos a registar uma procura muito mais heterogénea também a nível internacional – o crescimento do Alentejo consolidou-se, novas linhas aéreas para os Açores... Temos de abandonar o 'tudo é Lisboa'", salientou Ricardo Sousa.
Também Pedro Coelho, administrador da Square Asset Management, outro dos oradores referiu que para as grandes cidades sugerem-se várias soluções, entre elas a necessidade de alargar a rede de metro, "para desincentivar o carro e dar alternativas como Londres e Paris, descongestionar Lisboa".
O Expresso salienta ainda a experiência de Clara Moura, fundadora da agência imobiliária Home Hunting, que na sua intervenção sublinhou as qualidades do online e das agências que oferecem uma vertente mais tecnológica aos clientes: "Se nós estivermos bem no online, facilmente o público vem ter connosco - é uma questão de trabalhar bem o Facebook, o Google... A diferença dos últimos anos tem a ver com a comunicação e a forma como chegamos às pessoas. Os millenials não querem ser incomodados por telefone, já procuraram preços quando vão falar com o agente imobiliário".
Eric Van Leuven, managing partner da Cushman & Wakefield outro dos oradores adiantou que "o luxo que oferecemos às celebridades é poderem passar despercebidas, terem uma vida mais contida".
"Com as novas características de um público que quer um atendimento moderno, os oradores quiseram ainda destacar a importância de fazer das cidades locais "vibrantes", onde mesmo os clientes mais ilustres, como os famosos que procuram residência em Portugal, desfrutem do "luxo do futuro", como referiu Van Leuven.