
Guarda: Paços do Concelho. Foto de Alegna13 em Wikimedia
Guarda, Setúbal e Évora lideram subida dos preços das casas na primeira metade do ano
Guarda, Setúbal e Évora destacam-se como os distritos com maior valorização mensal dos preços das casas em Portugal durante o primeiro semestre de 2025, revela a mais recente análise da eXp Portugal com base nos dados do portal Idealista.
Entre Janeiro e Junho, a Guarda registou o crescimento médio mensal mais elevado, com uma subida de 2,0%, seguida por Setúbal (1,9%) e Évora (1,5%), que, a par de Beja, também registou uma evolução idêntica. Já Lisboa e Porto mantiveram uma trajectória estável, com aumentos mensais médios de 1,4%, ao passo que Braga e Madeira cresceram 1,3% por mês. Faro e Aveiro também se destacaram com subidas de 1,1%.
Santarém (0,9%), Viseu (0,7%) e Portalegre (0,6%) apresentaram crescimentos mais modestos. Leiria, Vila Real e Viana do Castelo registaram aumentos inferiores a meio ponto percentual. Por outro lado, Coimbra e Castelo Branco foram os únicos distritos a apresentar quedas nos preços, com variações negativas de -0,1% e -0,2%, respectivamente.
Para João Miguel Louro, porta-voz da eXp Portugal, os dados comprovam a boa dinâmica do mercado residencial: “O desempenho positivo de regiões como Guarda, Setúbal e Évora mostra que o investimento imobiliário está a alargar-se para além dos grandes centros urbanos. Apesar de algumas excepções, a generalidade do país registou aumentos consistentes no valor das habitações.”
A eXp Realty conta com mais de 87.000 agentes imobiliários em operação global. Está presente em mais de 25 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Portugal, França, Brasil, Espanha, Alemanha, Itália, México, Índia e Dubai, entre outros, e continua em expansão internacional.