
Grupo de investidores privados compra Hotel da Praia do Sol na Costa da Caparica
Já foi um dos maiores ícones da Costa da Caparica quando em 1934 se tornou no primeiro hotel a abrir nesta zona costeira às portas de Lisboa. O antigo Hotel da Praia do Sol, foi adquirido por um conjunto de investidores privados, nacionais e estrangeiros, que irão agora transformá-lo no Hotel Paparica, uma unidade hoteleira com um ambiente moderno a preços acessíveis .
A transacção foi conduzida pela Athena Advisers, que representou os compradores no processo de aquisição do antigo Hotel da Praia do Sol. Adicionalmente, a consultora foi responsável pela procura e identificação do activo, pela prospecção de mercado que aferiu a viabilidade financeira do projecto e também pela montagem da operação de club deal que permitiu atrair investidores e captar o capital necessário à aquisição e renovação do hotel. A Athena Studio, empresa do grupo dedicada à área de marketing, teve ainda a cargo o branding do hotel, cujo nome “Paparica”, além das semelhanças gráficas e fonéticas com o nome Caparica, é inspirado no termo “paparicar” (dar mimos, transmitir afectos). O valor do investimento da operação não foi revelado.
“Estamos muito satisfeitos com a concretização deste negócio e por termos conseguido alavancar todo o nosso ‘know-how’ na busca de oportunidades nesta zona e na montagem de toda a operação para captar investidores e financiamento para a compra e reabilitação do novo Hotel Paparica”, destaca David Moura-George, director geral da Athena Advisers Portugal. “A Costa da Caparica é um destino turístico cada vez mais dinâmico, que atrai não apenas lisboetas e população local, mas também um número crescente de residentes e visitantes internacionais, sendo, por isso, essencial melhorar e aumentar a oferta hoteleira da região.”
A reabilitação do histórico Hotel Praia do Sol irá trazer para a Caparica uma unidade hoteleira acessível com 51 quartos, que tem por objectivo promover o encontro entre visitantes nacionais e estrangeiros e a comunidade local. Situado na principal artéria pedonal da Costa da Caparica, no número 12 da Rua dos Pescadores, a cerca de 100 metros do oceano Atlântico, o renovado Hotel Paparica terá uma arquitectura moderna inspirada no ambiente de praia de toda esta região.
A obra de reabilitação do hotel acabou de arrancar e o seu desenvolvimento está a ser liderado por Matthieu Bégué, co-fundador do hotel boutique Maison Traversière, no centro de Paris.
“Com o desenvolvimento do Paparica queremos criar um novo destino de hospitalidade a preços acessíveis numa das zonas de praia mais populares da região de Lisboa”, diz Roman Carel, fundador da Athena Advisers. “O Paparica será um hotel ligado ao surf, com um ambiente moderno e charmoso que celebra a arte de viver atlântica tão típica de Portugal e que pretende estar aberto ao bairro e à comunidade local, juntando portugueses e estrangeiros no coração da mais emblemática rua da Caparica. É esta a nossa visão de qualidade para o turismo português”, explica.
Costa da Caparica: escassez de oferta tem impulsionado alojamento local
De acordo com a pesquisa efectuada pela Athena Advisers, a Margem Sul de Lisboa, nomeadamente a Costa da Caparica, está a acompanhar o boom da cidade de Lisboa e a emergir como um destino que atrai não apenas lisboetas e a população local, mas também um número crescente de residentes e visitantes internacionais, além de uma população cada vez mais jovem que traz nova vida a uma zona costeira conhecida pelo seu estilo de vida descontraído.
Novos clubes de praia e restaurantes, mais eventos de praia, uma nova ciclovia que sai da Trafaria e chega à Fonte da Telha, novas escolas internacionais, a prática de surf e cerca de 10 lojas dedicadas à modalidade, trazem uma energia vibrante à cidade, atraindo cada vez mais turismo nacional e internacional. Uma transformação que levou a Time Out a eleger a Costa da Caparica, como um dos “bairros mais cool da Europa” em 2023, ocupando a 18ª posição do ranking e ganhando o epíteto de 'Capifornia' devido às suas ondas para o surf, praias de extensos areais e clima ameno.
Apesar deste destino turístico estar a ganhar dinamismo, a pesquisa da Athena Advisers revela que a Costa da Caparica apresenta uma oferta insuficiente de alojamento para atender ao aumento da procura nos últimos anos, contando apenas com um total de 777 quartos distribuídos por seis unidades hoteleiras, quatro das quais inauguradas ou renovadas desde 2019.
Face a esta escassez, nota a consultora, os proprietários privados estão a capitalizar a situação a seu favor e prova disso é o crescimento acentuado de novas licenças de alojamento local. Entre 2012 e 2023 o número de licenças duplicou em Almada, com um acréscimo de 459 novos alojamentos, ao passo que na Costa da Caparica foram emitidas, nesse período, mais 201 licenças, segundo dados do Registo Nacional de Alojamento Local.
A atractividade deste território está também a ser impulsionada pela criação do novo centro urbano “Innovation District” em torno do campus da Universidade Nova no Monte da Caparica. O projecto surge da colaboração entre a Universidade Nova, a Câmara Municipal de Almada e investidores privados, abrangendo 399 hectares para espaços verdes e equipamentos, empresas, 1.000 novas habitações que acolherão 4500 novos residentes e 1.500 novas camas turísticas. O plano de investimento, que prevê a criação de 17.000 postos de trabalho, inclui também a extensão da linha de metro até à Caparica.