Gebalis executou mais de 99% dos contratos-programa de habitação municipal de Lisboa em 2022
A empresa de Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa - Gebalis reabilitou mais de 320 fogos, realizou cerca de 3900 acções comunitárias e o investimento nos recursos humanos aumentou 6% face ao ano anterior.
“O ano de 2022 foi a todos os níveis desafiante, mas tal não nos impediu de fortalecer e consolidar o nosso compromisso de responder às necessidades dos milhares de cidadãos que compõem as comunidades dos 69 bairros municipais geridos pela Gebalis”. Foi com esta frase afirmativa, proferida durante a apresentação do Relatório e Contas de 2022, que Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, quis apontar a missão e traçar o caminho da empresa para os próximos anos.
Numa análise ao documento com o balanço de 2022, apresentado e validado pelo Executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML) no final de Abril, e já aprovado em Assembleia Geral da Gebalis, pode-se concluir que a empresa municipal com a responsabilidade de gerir todos os bairros sociais da capital alcançou uma taxa de execução dos contratos-programa acordados com a edilidade superior a 99%.
Tendo-se celebrado com a CML dois contratos-programa num valor total de 42 milhões de euros, com execução prevista de 2022 até 2026, para Fernando Angleu a capacidade demonstrada na execução num ano em que vários factores externos dificultaram o normal funcionamento do mercado da construção “é prova de que a empresa não perdeu de vista os seus objectivos fundamentais”. Nesse sentido, importa destacar que em 2022 foram reabilitadas 327 fracções, estando em preparação o lançamento de procedimentos concursais que vai levar à reabilitação de diversos edifícios de 11 bairros municipais e mais de 800 fogos.
Com a responsabilidade de gerir um total acima dos 20 mil fogos habitados por mais de 60 mil residentes (cerca de 10% da população de Lisboa), através do reforço dos projectos de intervenção comunitária a Gebalis tem vindo a investir fortemente nas suas políticas de proximidade. A empresa municipal dispõe actualmente de 10 Gabinetes de Intervenção Local e mais dois balcões de atendimento nas Lojas do Cidadão de Marvila e do Saldanha, tendo efectuado no ano passado aproximadamente 3900 acções comunitárias, cerca de 4500 visitas domiciliárias e mais de 91 mil atendimentos presenciais, telefónicos e por e-mail.
Além da reestruturação orgânica da empresa municipal, desenvolvida no intuito de atingir uma maior eficiência operacional e assim melhorar as respostas aos moradores, refira-se que a Gebalis levou a cabo em 2022 a revisão do Acordo de Empresa. Esta iniciativa da administração, realizada em conjunto com os sindicatos e representantes dos trabalhadores, garantiu melhores condições de trabalho para os actuais e futuros colaboradores, e, ainda no campo dos recursos humanos, destaca-se igualmente a criação da Academia Gebalis, com vista a proporcionar às equipas da Gebalis mais e melhor formação.
Para o decorrer de 2023 está também previsto avançar com o desenvolvimento de um novo Portal do Morador, assim como a criação de um contact center para facilitar e agilizar os contactos personalizados com os residentes dos bairros municipais.
“A Gebalis é uma empresa de pessoas, para as pessoas”, fez questão de rematar o presidente do Conselho de Administração Fernando Angleu.