
Palácio de Tavira
Fundo português 3XP Global aposta na sustentabilidade hoteleira com a ECO-ONE
A empresa ECO-ONE elegeu Portugal para expandir o seu processo de internacionalização. A empresa entra em Portugal pela mão da private equity portuguesa 3XP Global, especializada em investimentos de projectos de sustentabilidade, criando uma sociedade lusa, que potencia o mercado e facilita a transicção sustentável.
A ECO-ONE é uma startup em sustentabilidade hoteleira que ajuda os hotéis e alojamentos turísticos a melhorar a sua sustentabilidade e rentabilidade através da eficiência energética, a economia circulara, a formação em sustentabilidade ou com a criação de uma central de compras para que os hotéis possam adquirir o equipamento sustentável para as suas instalações. De facto, a empresa já abriu a sua plataforma para todas as cadeias hoteleiras.
O 3XP Global está certificada como la primeira B Corp Financeira em Portugal, reflectindo o seu vínculo com altos standards de impacto e integridade. Os seus investimentos não procuram apenas o crescimento financeiro, mas também se centram em potenciar um futuro sustentável. Por isso, elegeram a ECO-ONE como a startup indicada para desenvolver estratégias de sustentabilidade no sector turístico português.
Portugal conta, neste momento, com mais de 1.600 hotéis e prevê-se um crescimento da oferta de mais de 10.000 novas camas, como uma clara aposta em Lisboa e no Porto, o que coloca Portugal no top 5 de crescimento a nível europeu. Esta abertura representa uma grande oportunidade para a empresa e é o reflexo da importância da sustentabilidade no turismo português.
A ECO-ONE tem mais de 2.300 clientes em Espanha e França, onde está presente há já vários anos. Carlos Fluixá, CEO da ECO-ONE, assinala que "Portugal é um mercado estratégico e uma referência do turismo internacional. A nossa presença responde a uma convicção clara: queremos gerar um impacto meio-ambiental e social reais, acompanhando o sector hoteleiro português numa transicção para modelos mais sustentáveis e eficientes. O apoio de um fundo português de investimento da dimensão do 3XP Global reforça esta visão e confirma a importância do turismo sustentável na economia do país", indica.
A empresa é uma referência em sustentabilidade e economia circular para as entidades hoteleiras, entre as quais se encontram Meliá Hotels International, H10 Hotels, Casual Hoteles, Catalonia Hotels & Resorts ou Marugal Hotel Management (gestora dos hotéis Vermelho em Melides ou Palácio de Tavira), todas elas com presença em Portugal.
A ECO-ONE, por um lado, conta com uma central de compras que permite às entidades hoteleiras adquirir material sustentável necessário para as suas instalações, desde amenities até elementos de descanso, limpeza ou serviços de café, água e chá. Por outro lado, ajuda as empresas a desenvolver uma economia circular no momento de comprar mobiliário, ligando hotéis para dar uma segunda vida aos equipamentos (superando já os 11.500 artigos recuperados). A empresa oferece também formação em sustentabilidade aos empregados, tendo ajudado mais de 7.000 funcionários. O objectivo de todos estes serviços é ajudar a todos os hotéis a estabelecer estratégias de sustentabilidade de maneira simples, unificada e eficaz.
A prova do impacto que terá a ECO-ONE em Portugal está no facto de que a LX Circular, uma organização portuguesa, nomeou a ECO-ONE como uma das 12 startups que mais podem ajudar o país a melhorar a sua economia circular. A entidade trabalha com a ECO-ONE para facilitar a adaptação do negócio ao mercado português.













