
Fundador da Zara investe 230 milhões em centro logístico e hotel nos Países Baixos
A Pontegadea, veículo de investimento de Amancio Ortega, reforçou a sua presença nos Países Baixos com a aquisição de dois activos no valor total de 230 milhões de euros, segundo fontes da empresa citadas pela imprensa de Espanha.
O maior investimento corresponde ao centro logístico AMS05, em Hoofddorp, comprado por 145 milhões de euros. Desenvolvido pela Intospace e concluído em 2021, o complexo dispõe de 67.000 metros quadrados, incluindo 55.365 m² de espaço industrial, 6.570 m² de mezzanine e 5.265 m² de escritórios.
A segunda operação ocorreu em Amesterdão, com a compra do Avani Museum Quarter Amsterdam Hotel, por 85 milhões de euros. A unidade, com 163 quartos e preços de quarto a partir de 240 euros por noite, foi adquirida à cadeia hoteleira Schiller.
Com esta aquisição, a Pontegadea passa a deter quatro centros de logísticos nos Países Baixos, somando Hoofddorp aos já existentes em Venlo, Roosendaal e Maasbree, consolidando o país como um dos pilares da sua estratégia logística na Europa.
O movimento insere-se numa estratégia mais ampla de diversificação de activos no segmento logístico da empresa do fundador da Zara. Em Julho, a Pontegadea entrou no capital da britânica PD Ports, adquirindo 49% da empresa à Brookfield Asset Management. O operador controla 11 instalações no Reino Unido e tem como principal activo o porto de Teesport, considerado um dos mais relevantes da Europa.
Além dos Países Baixos e do Reino Unido, Ortega tem reforçado a sua carteira com investimentos logísticos na Alemanha, Irlanda e Estados Unidos. A aposta vai além de armazéns e naves industriais, incluindo também infraestruturas portuárias e participações em empresas de serviços estratégicos.
Com este portefólio, o magnata espanhol reforça a diversificação da Pontegadea, consolidando a logística como um dos pilares da sua estratégia de investimento internacional.