Foz de Prata é o maior investimento imobiliário na cidade de Aveiro no valor de 150 milhões
Desenvolvido pela promotora imobiliária AM|48, o empreendimento inclui 11 lotes com apartamentos de tipologias entre o T1 e o T5, uma unidade hoteleira com cerca de 155 apartamentos turísticos e quartos, uma superfície comercial de média dimensão, comércio, serviços, e amplas áreas exteriores de recreio e lazer.
Localizado na entrada da zona norte de Aveiro, o Foz de Prata pretende fomentar e ser um eixo para o desenvolvimento económico da região de Aveiro. Através da sua componente residencial, hoteleira, turística, comercial e de lazer, em perfeita harmonia com a natureza envolvente, nomeadamente a Ria e o Vale do Vouga, elementos identificadores da região onde está inserido. A primeira fase do projecto, dedicada a obras de urbanização e de espaços público, já está terminada, e já arrancaram as construções dos primeiros lotes.
O projecto localizado junto ao Canal de São Roque, vem trazer uma nova vida à cidade de Aveiro, com 11 lotes, distribuídos por uma área de construção de 80 000 m2. O Foz de Prata inclui assim apartamentos de tipologias entre o T1 e o T5, uma unidade hoteleira com cerca de 155 apartamentos turísticos e quartos, uma superfície comercial de média dimensão, comércio, serviços, e amplas áreas exteriores de recreio e lazer.
De acordo com Alejandro Martins, CEO da AM|48, “estamos muito orgulhosos de receber a visita do nosso Ministro da Economia, assim como o reconhecimento da Câmara Municipal de Aveiro. De facto, o Foz de Prata é um projecto pioneiro em Portugal e de enorme importância para a cidade, na sua oferta base, mas também no que diz respeito à sustentabilidade, sendo um dos primeiros loteamentos com a certificação LEED-ND, tendo em consideração o impacto ambiental das estruturas durante todo o seu ciclo de vida, e tendo sido projectado para inspirar e ajudar a criar bairros melhores, mais sustentáveis e bem conectados”.
A adopção do conceito de carbono zero, através da não circulação automóvel à superfície ou a armazenagem e aproveitamento de água proveniente das chuvas para a rega e limpeza dos espaços públicos, são apenas dois dos vários aspetos de carácter sustentável, ao abrigo da adquirida certificação LEED-ND, que estão complementados nesta proposta. Os edifícios possuem, ainda, painéis solares térmicos fotovoltaicos e coberturas verdes. Ao longo de todo o projecto foi também previsto o desenvolvimento de ciclovias, de postos para carregamento de automóveis eléctricos e postos para carregamento de bicicletas eléctricas.
O empreendimento Foz de Prata, descrito pela Câmara Municipal de Aveiro como o maior investimento imobiliário em execução na cidade, de 150 milhões de euros para promover o desenvolvimento urbanístico e económico da região. As obras de urbanização e de infraestruturas estão terminadas, após um ano, e já começaram as construções dos primeiros edifícios residenciais, num investimento total de 20 milhões de euros até ao dia de hoje.