CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Terrenos da antiga Estação Naval Imagem Google Street View

Estado abre concurso para concepção e construção de 394 casas nos terrenos da antiga Estação Radionaval de Algés

22 de novembro de 2023

Antiga Parque Escolar lançou o seu primeiro concurso para a construção de habitação do Estado na antiga Estação Radionaval de Algés, em Oeiras.

Trata-se de um concurso de concepção e construção de 394 casas do Estado para arrendamento acessível.

De acordo com o anúncio de procedimento n.º 18843/2023, de 8 de Novembro publicado em Diário da República, o Estado vai investir 59,3 milhões de euros para a construção dos 394 fogos que de dividem em seis lotes. O número global de casas envolvidos no  projecto para estes terrenos ascenderá a 770 casas para arrendamento acessível, segundo um documento apresentado pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves, durante o debate do Orçamento do Estado para 2024 em sede de especialidade, que está a decorrer no Parlamento.

O prazo das candidaturas termina a 8 de dezembro sendo que a construtora adjudicada terá um prazo de 21 meses para a construção das habitações, refere ainda o aviso do concurso publicado em Diário da República. O número máximo de lotes que podem ser adjudicados a um concorrente não pode ser superior a dois.


Terrenos da antiga Estação Radionaval - Imagem Google Maps


Este é também o primeiro do oito edifícios devolutos cedidos pela Defesa, em 2021, ao antigo ministério das Infraestruturas a ser transformado em habitação acessível.

Neste pacote estão ainda incluídos imóveis nos concelhos de Lisboa, Porto e Oeiras. A Estação Rádio naval de Algès, no concelho de Oeiras, é o primeiro de oito edifícios devolutos cedidos pela Defesa, em 2021, ao antigo ministério das Infraestruturas a ser transformado em habitação acessível, Os restantes sete são:


  • Quinta da Alfarrobeira, para onde estão previstos 365 fogos;
  • Cerca do Convento da Estrela – Ala Sul, onde vão ser construídas 107 casas;
  • Hospital Militar da Estrela, em Lisboa (84 fogos);
  • Instalações utilizadas pela manutenção militar e a oficina geral de fardamento e equipamento, na Avenida da Boavista (67 fogos);
  • Edifício na Avenida de França (36 casas);
  • Trem do Ouro e Casa do Lordelo do Ouro, no Porto (90 fogos).


Ao todo, nestes oito edifícios serão construídas 1.379 casas para arrendamento acessível.