O gato de Álvaro Siza Vieira
Foi da história de um imperador chinês que tinha uma paixão por gatos e de um pintor que levou sete anos a desenhar o gato perfeito, que nasceu a ideia para o arquitecto Álvaro Siza Vieira projectar o Museu Mimesis, na cidade Paju Book City na Coreia do Sul. Um Museu destinado a uma colecção particular de Arte Contemporânea.
Uma proposta que de início os colaboradores não percebiam, que aquele esquisso, o gato, era um edifício. A luz, sempre a luz, estudadíssima, tanto a natural como a artificial, pretendeu-se essencial, que permite ver e que não se veja.
A forma dada por betão aparente, cinza claro, cor de gato. Por dentro o branco das paredes e tectos, do mármore que se pretendeu de Estremoz e o mel da madeira de carvalho. Madeira nos caixilhos interiores e o vidro. Nos exteriores, madeira e aço pintado, vidro cristalino.
Um projecto digno da qualidade dos arquitectos portugueses e que veio marcar a diferença em terras do Oriente. Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira em colaboração com Jun Sung Kim, não precisaram de sete anos para fazer de um gato uma obra-prima da arquitectura.
Ficha Técnica:
Projecto: Mimesis Museum
Dono de Obra: Open Books Publishing Co.
Localização: Coreia do Sul, Paju Book City
Ano: 2009
Arquitectos: Álvaro Siza Vieira com Carlos Castanheira e Jun Sung Kim
Coordenador de Projecto: Dalila Gomes
Coordenador de Obra: Young-il Park
Colaboradores: Chungheon Han; João Figueiredo
Fotografia: Fernando Guerra - FG+SG Fotografia de Arquitectura