Escritórios também se renovam e modernizam
O projecto de ampliação do edifício-sede da PRF - Gás, Tecnologia e Construção, em Leiria, tem a assinatura do atelier do Impare Arquitectura e que conjugou na perfeição a reestruturação do edifício existente às exigências actuais.
Segundo a memória descritiva, a proposta prevê a estruturação do edifício existente, construído em 2001, que tem essas mesmas funções, distribuídas em três pisos. Para a construção do novo edifício, contíguo ao primeiro, foram prolongadas, por piso, as funções neles existentes: oficinas no piso térreo, armazém no piso intermédio e escritórios no piso superior. O programa foi complementado com um refeitório no piso térreo, que se relaciona com uma área exterior de esplanada e com uma sala de controle no piso intermédio. No piso superior, foi criado um terraço que relaciona os espaços dos dois edifícios e permite a sua iluminação natural.
"Na ligação entre os dois edifícios - novo e existente - foi criada uma entrada autónoma, através da qual se distribuem os acessos verticais - por escada e elevador - e as ligações de nível entre os dois edifícios. O novo edifício, apesar da diferença de linguagem arquitectónica, que o autonomiza, tem a mesma volumetria e cércea do edifício existente, procurando assim manter relações de equilíbrio entre os dois volumes. As soluções de revestimento exterior – chapa metálica e vãos com sistema de fachada ligeira, semioculta em alumínio – ditaram uma expressão mais clara do novo volume e das relações entre cheio e vazio", lê-se..
O projecto do Impare Arquitectura inclui ainda a criação de uma pala de cobertura, para protecção da passagem de máquinas e equipamentos e para cargas e descargas, na ligação entre o novo volume e um armazém contíguo; essa pala tem, de um dos lados, um pórtico metálico com um vão de 28 metros livres.
Os interiores dos escritórios – novos e existentes - foram uniformizados nos seus revestimentos, na iluminação, no desenho e materiais dos vãos, prolongando e dando continuidade aos espaços, que foram concebidos em diferentes circunstâncias.
A realização deste projecto, feito 15 anos depois do projecto que a Impare Arquitectura desenvolveu para os interiores dos espaços de escritórios do edifício existente," veio a revelar-se muito gratificante, graças ao grande envolvimento e cumplicidade do cliente em todo o processo, sinal da confiança depositada na prestação dos nossos serviços", refere a equipa da Impare.
Ficha Técnica:
Nome do Projeto: Edifício Sede da PRF
Escritório: Impare Arquitectura - http://impare.pt
Arquiteto responsável: Paulo Seco
Localização: Leiria Ano de conclusão da obra: 2018
Área total construída (m2):
Cliente: PRF - Gás, Tecnologia e Construção, S.A. —
Projectos de especialidades | engineering: Paul Roy Gonçalves [estabilidade e fundações especiais | structural engineer and special foundations]; Vânia Gomes [projeto de hidráulica | hydraulic project ]; Joaquim Freitas [instalações mecânicas | mechanical equipment]; Fernando Breda [instalações elétricas | electrical engineer]; Pedro Faria [térmica | energy certification]; João Cunha [SCIE | fire safety]; Fernando Lacerda [relatório geotécnico | geotechnical report]; Bruno Moleiro [coordenação licenciamento | licensing coordination] . Construtor | general contractor: Prediobra - Sociedade de Construções Civis Lda; Joana Pacheco [responsável técnico em obra | technical manager].
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio - www.ivotavares.net