Emídio Navarro: uma escola que ganhou brilho
Com uma arquitectura de Estado Novo, a Escola Secundária Emídio Navarro, construída em 1956-1958, foi durante muitos anos a Escola Industrial e Comercial de Almada, mas nas últimas três décadas convertida em escola Secundária.
A Emídio Navarro como é conhecida foi incluída na Fase 2 do Programa de Modernização das Escolas de Ensino Secundário e como tal mereceu uma requalificação do edificado. O atelier Oficina Ideias em Linha – Arquitectura e Design, do arquitecto José Laranjeira foi o responsável pelo projecto.
Como princípio estruturante foi mantida a estrutura formal dos edifícios existentes, com a tipologia do corredor central e salas de aulas em ambas as alas (Bloco A), mantendo também as caixas de escadas existentes no centro e nos topos nascente e poente com a introdução da necessária protecção corta-fogo.
Os espaços nos edifícios existentes foram estudados tendo em conta os sistemas construtivos existentes e as respectivas modulações estruturais, bem como os necessários reforços de incremento do grau anti-sísmico.
No edifício existente (Bloco A) estão instaladas as funções de aulas, compactando e tornando clara a sua localização, permitindo uma melhor gestão dos espaços e dos tempos de aulas / recreios.
No piso 1 (entrada norte) estão instalados os serviços de secretaria e gestão da escola, bem como a biblioteca escolar e espaços de contacto com a cidade.
Antigas oficinas substituídas por um novo edifício
As antigas oficinas foram substituídas por um novo edifício (Bloco C) que integra no piso térreo as oficinas de electrónica, electrotecnia e mecânica, no piso 1 todos os laboratórios e salas TIC, correspondendo às áreas com maior necessidade de espaço e maior exigência técnica. No piso 2 estão instaladas salas de trabalho dos professores e o auditório.
O edifício do ginásio foi mantido, substituindo a cantina existente no piso térreo pela área dos balneários e espaços de apoio.
O corpo do bar foi eliminado e substituído por um polidesportivo coberto, e no piso inferior a cantina, a sala de alunos e espaços de apoio aos mesmos.
Os espaços exteriores foram totalmente remodelados, nomeadamente os espaços desportivos, com a sua compactação. Foram ainda remodelados os taludes ajardinados que envolvem o perímetro da escola, e criada uma nova área arborizada.
Hoje, quem visita a Escola Secundária Emídio Navarro é como se entrasse numa escola nova mas mantendo o ar imponente de uma escola tradicional. A conjugação perfeita de dois estilos arquitectónicos.
Ficha Técnica
Cliente: Parque Escolar
Área de construção: 10.000,00 m²
Valor da obra: 12.000 000,00 €
Projecto arquitectura: Arq.º José Laranjeira (Oficina Ideias em Linha – Arquitectura e Design, Lda.)
Colaboração: arquitectos Doriana Reino, Ana Abrantes, Tiago Coelho, Est. Manuel Banazol e Est. João Pedro Louro
Projecto de arquitectura paisagista: arquitecta Marta Byrne - Marta Byrne, Lda.
Projecto de estruturas: engenheiros Eduardo Monteiro e Ricardo Pinto (PROFICO, Lda.)
Empreiteiro: Opway
Fotografias: Fernando Guerra | FG + SG Fotografia de Arquitectura e Francisco Nogueira