Arte ou arquitectura?
Uma escultura em forma de casa e que toca as mais diversas sensibilidades. São Miguel, nos Açores tem o privilégio de acolher esta obra de arte.
«Toda a arte se baseia na sensibilidade, e essencialmente na sensibilidade», Fernando Pessoa. Nada mais certo e verdadeiro quando somos confrontados com uma obra de arte. Quer para quem a produz quer para quem a admira.
A casa Voo dos Pássaros, do arquitecto Bernardo Rodrigues é um exemplo perfeito da arte ao mais alto nível da arquitectura. Uma obra repleta de sensibilidade e emoção.
Em qualquer dos géneros artísticos, o artista sobressai quando consegue ultrapassar o banal e atingir a fasquia da surpresa e da admiração dos que observam a sua obra. Pois tudo isso, encontramos nesta casa localizada no lado norte da ilha de São Miguel nos Açores. Uma obra fascinante que surpreende e que prova, que de facto, arquitectura é arte.
«A ideia para este projecto partiu dos desenhos de Leonardo da Vinci sobre o estudo do voo dos pássaros. Usei estas linhas para desenhar os corpos laterais da casa, o das escadas de um lado e o da cozinha e pátio. Tem a planta típica palladiana, 15x15 metros com dupla altura na sala, no volume central do triptico», explica o arquitecto Bernardo Rodrigues.