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Entrevistas

 

Isolamento social irá potenciar o crescimento do negócio online no imobiliário

31 de março de 2020

No final de Fevereiro, juntou centenas de profissionais do imobiliário no Museu do Oriente, em Lisboa. O Aproximo, organizado pelo Imovirtual, foi um dos últimos eventos a serem realizados no sector e que serviu para netoworking, partilha de experiências, conhecimentos, formação. No início de Março e a chegada da Pandemia, transformou por completo o mercado e veio alterar a forma de trabalho. Ricardo Feferbaum, Head of Real Estate do Imovirtual, em entrevista ao Diário Imobiliário, explica como esta situação inimaginável no mês passado pode alterar a forma como se trabalha o sector.  

Como prevê a sobrevivência do mercado imobiliário depois desta pandemia? 
 
Sabemos que o mercado imobiliário, assim como todos os outros, irá passar por uma grande mudança e é difícil prever nesta fase qual será o desfecho. Considero que o fundamental será ter um grande poder de adaptação e estar constantemente atento aos movimentos / novidades do mercado. Mas o mercado sobreviverá: as pessoas continuarão a comprar, vender e a arrendar imóveis, apenas de uma forma diferente. 
 
O que é necessário fazer para colmatar os estragos que se avizinham? 
 
A curto prazo, as limitações impostas aos contactos sociais terão bastante impacto no sector. Assim sendo, é fundamental que os profissionais se adaptem ao trabalho à distância e recorram às ferramentas digitais disponíveis. A internet pode ser uma mais-valia inestimável e é necessário que se aposte na qualidade das fotografias, das descrições, nos destaques dos anúncios publicados e, depois, que se estabeleçam relações de proximidade com os clientes, tentando mitigar ao máximo a distância inerente aos meios de comunicação actualmente “permitidos” (Ex: telefone ou email). Com o tempo e adaptação a esta nova realidade, o consumidor será mais selectivo e, nesse sentido, a diferenciação será vital. Por último, é também essencial saber utilizar ferramentas de gestão de vendas (CRM) para fazer uma melhor gestão do cliente. 
 
Que medidas consideram relevantes para minimizar o impacto? 
 
Para além de se optimizar a utilização das ferramentas digitais disponíveis, a proximidade estabelecida com o cliente, de pessoa para pessoa, e a gestão diferenciada farão também a diferença neste momento. Saber ouvir o cliente, tanto comprador como vendedor, procurando corresponder às expectativas através de respostas mais assertivas. 
 
Como o negócio online se posiciona neste momento e quais as consequências? 
 
O isolamento social irá potenciar o crescimento do negócio online no imobiliário. E não apenas para se fazer a divulgação do imóvel, que será ainda mais explorada pelos clientes, mas também nas formas de fazer contacto, apresentar um imóvel, fazer uma negociação e inclusive assinar documentos. Acredito que esta pandemia irá acelerar as mudanças que já vinham acontecendo no sector. 
 
De que forma pode ajudar o sector? 

O Imovirtual tem ajudado o sector ao implementar iniciativas alinhadas com as necessidades do contexto actual. Após ter sido declarado o estado de emergência no país, lançámos um podcast no qual damos voz a especialistas do sector com o intuito de partilhar conhecimento com os profissionais e, até ao momento, já impactámos +85.000 pessoas e tivemos 45.000 visualizações; avançámos também com a oferta da mensalidade de Abril aos nossos clientes para ajudá-los a ultrapassar este momento e tentar amenizar os impactos desta crise; estamos também a trabalhar com os nossos parceiros no sentido de garantir outras ofertas exclusivas aos nossos clientes, tais como a REAL, do Massimo Forte, uma plataforma de vídeo training para investirem na sua formação, ou a Reatia, uma ferramenta de Metasearch que poderá ser ainda mais útil nesta fase. 
 
Quais as previsões da Imovirtual para este período e para 2020? 
 
O ano 2020 será, com certeza, muito difícil e exigente para todos, mas ainda é cedo para termos uma noção precisa do que irá acontecer. Acreditamos que o primeiro passo é garantir a segurança e saúde de toda a população, seguindo as orientações do governo. Em termos do sector, o Imovirtual tem feito tudo o que está ao seu alcance no sentido de amenizar as consequências desta crise e ajudar o mercado a manter-se activo. A sociedade irá adaptar-se a esta nova realidade e sairá mais forte / preparada para os desafios do futuro. Todas as crises trazem oportunidades e é preciso manter o foco para que estas possam ser aproveitadas.