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Assistimos a um crescimento cada vez maior por parte dos portugueses na procura por imóveis

24 de janeiro de 2022

Tiago Ferreira, Head of Sales Imovirtual, faz o balanço de dez anos no Mercado imobiliário, que regista um aumento da procura por compra de casa nos últimos anos e a uma escassez de imóveis para dar resposta a essa procura.

O responsável admite que a faixa etária dos 25 aos 44 anos, são os que mais continuam a procurar casa mas verifica-se  uma diminuição nos últimos tempos, por outro lado, as faixas etárias dos 18-24 e dos mais 65 anos ganham terreno.

Que balanço faz de uma década do mercado imobiliário e do papel do Imovirtual neste sector?

O Imovirtual nasceu no mercado português há mais de 10 anos e hoje somos o Portal Imobiliário de Referência, com mais de seis milhões de visitas mensais, 320.000 anúncios de imóveis, 400 mil contactos a anúncios e somos o portal com o maior número de imóveis em Portugal. Foram 10 anos de uma caminhada exigente e com vários obstáculos, ultrapassados com o trabalho, esforço e dedicação da equipa Imovirtual, sempre empenhada em prestar o melhor serviço para garantir a satisfação dos clientes e atingir os resultados propostos.

E é por isso que os números falam por si, assim como o reconhecimento que nos foi sendo atribuído ao longo destes anos, tanto dos profissionais como do público em geral. Segundo um estudo da Ipsos, O Imovirtual lidera as preferências dos profissionais com 77% a revelarem-se satisfeitos com os serviços prestados.

Prova disso, também são os prémios: neste ano, 2022, o Imovirtual foi distinguido mais uma vez pelo 8º e 7º ano consecutivos com os prémios ‘Escolha do Consumidor’ e ‘Cinco Estrelas’, na categoria de Comércio Imobiliário Online.

Quais as mudanças mais significativas neste mercado desde que começaram a actividade?

Em 2011, vivíamos uma Crise Económica, com a sombra da Troika a pairar sobre as contas públicas e as medidas de austeridade a sufocarem as famílias portuguesas. A taxa de crescimento dos empréstimos a particulares com destino à habitação alcançava uma variação negativa. Não só se concediam menos Créditos Habitação, como também o investimento em casa própria ficava para segundo plano, por conta da incerteza económica. Previam uma quebra nos números das agências imobiliárias: cerca de 720 desapareceram nos primeiros três meses de 2011, e as que sobreviveram tentavam ultrapassar a crise recorrendo à venda de imóveis penhorados pelos bancos, porque o financiamento a 100% ainda era permitido.

Apesar do cenário negativo e de todos os obstáculos que a Crise Económica augurava, o Imovirtual, uma marca do Grupo FixeAds, estreou-se em 2011 e foi muito bem recebido no Mercado Português.

Durante os últimos seis anos da nossa presença no mercado, assistimos a um crescimento da inflação em Portugal de 0,5% para 1,5%, a um aumento de 12% de residentes estrangeiros em território nacional e a um crescimento do preço anual das casas de 6,1% na UE e de 40% em Portugal.

Associado ao crescimento dos residentes estrangeiros foram criados programas de captação de investimento, em 2013, como o Regime Fiscal para Residentes Não Habituais e o Programa de Autorização de Residência para Actividades de Investimento.

Actualmente, por um lado, assistimos a um crescimento cada vez maior por parte dos portugueses na procura por imóveis, como por outro lado a uma escassez de imóveis para dar resposta a essa mesma procura.

Como tem sido a resposta dos clientes neste tempo? Qual a evolução do perfil dos clientes Imovirtual?

Os nossos clientes, assim como o mundo, procuram soluções digitais, tecnologia de ponta e informação actualizada ao minuto. Este é um dos nossos grandes desafios, algo para o qual trabalhamos todos os dias e que nos dá imenso gozo o retorno final.

Os nossos clientes Profissionais procuram cada vez mais plataforma e ferramentas online que os ajudem a analisar dados do mercado e a tomar decisões. Conteúdo de ponta é a chave. Procuram manter-se atualizados e acompanhar as tendências e as formações online passaram a ter um grande impacto no seu trabalho. Preocupam-se em conhecer novas formas de trabalho e têm uma fácil adaptação.

Desenvolvemos várias iniciativas neste sentido: Academia Imovirtual, podcast, revista especializada do sector, parcerias com outras marcas do mercado, relatórios com dados relevantes do mercado e da performance no nosso portal, eventos pioneiros, entre outras.

A faixa etária dos 25 aos 44 anos, ainda que sejam os que mais continuam a procurar casa, temos assistido a uma diminuição nos últimos tempos, por outro lado, as faixas etárias dos 18-24 e dos mais 65 anos ganham terreno.

De que forma vêm a digitalização e como a pandemia teve impacto na vossa plataforma?

Os últimos dois anos marcaram as tendências do imobiliário e foram de encontro às expectativas de muitos. Assistimos a um crescimento contínuo dos preços dos imóveis para venda e da procura por moradias para compra.

Os nossos clientes que estão à procura de casa, principalmente com a pandemia, mudaram o seu perfil de compra. Casas com dimensões maiores e com espaço exterior fora dos grandes centros passaram a ser a prioridade.

O mercado de nova construção também esteve em destaque e a sua procura cresceu 19% em maio de 2021 face a 2020. Relativamente ao tráfego estrangeiro, brasileiros e franceses são os mais interessados no mercado nacional.

O nosso papel passou por tudo isto, dar resposta às principais necessidades dos clientes do mercado. Trabalhamos todos os dias com parceiros e profissionais que nos ajudam a chegar a onde estamos hoje e a dar resposta a todas estas tendências.

Direccionamos os nossos esforços para os nossos clientes profissionais. Desenvolvemos nestes dois anos várias ações nesse sentido e utilizámos a tecnologia de ponta como nossa aliada, não só permitindo que ao longo do tempo fosse possível tornar todas as nossas iniciativas online, acompanhando a tendência da digitalização, criando outras novidades, como visitas virtuais ou o formato 360º. Fomos pioneiros na criação de um segmento no nosso portal dedicado ao mercado de nova construção, respondendo à grande procura por parte dos clientes.

Desta forma, chegámos a atingir num mês sete milhões de visitas ao site. Nos momentos de maior incerteza, como o da pandemia que marcou estes últimos dois anos, o Imovirtual procurou oferecer ao mercado soluções imediatas, como por exemplo no mês de abril de 2020 oferecer uma mensalidade gratuita a todos os nossos clientes. Nestes três anos percebemos que mais do que adotar estratégias reativas, devemos procurar ser proativos.

Quais os desafios e os maiores obstáculos que têm encontrado até ao momento?

Garantir que os contactos gerados no nosso portal sejam qualificados. Sabemos que os profissionais querem contactos que realmente se tornam num negócio. Várias iniciativas foram feitas nesse sentido e trabalhamos todos os dias com esse foco porque acreditamos que o tempo de um consultor é precioso e precisamos de optimizá-lo da melhor maneira. Um exemplo disso foi que o Imovirtual no final do ano de 2021 tornou o campo de telefone obrigatório por parte dos clientes compradores, facilitando o trabalho dos clientes profissionais.

Outro desafio é a profissionalização do sector imobiliário, por isso focamos em oferecer formações e relatórios com dados do mercado, ajudando os profissionais do setor a especializarem-se. Temos como exemplo, o relatório do mercado imobiliário que é disponibilizado todos os meses aos nossos clientes ativos gratuitamente e que disponibiliza dados de preço por distrito, concelho e freguesia. Procuramos ainda fechar parcerias com entidades do mercado e instituições reguladoras do sector para a credibilização do mesmo.

Quanto a estratégia para o futuro? Que projectos têm previstos?

O país e o mundo estão em grande mudança nos últimos anos, depois de um tempo tão difícil como estamos a passar, o nosso objectivo continuará a ser, dar a melhor solução para  os profissionais e clientes que procuram comprar uma casa.

Procuramos manter várias das iniciativas para Profissionais que desenvolvemos até então, como o nosso evento APROXIMO, revista especializada IMOZINE, parcerias estratégicas, relatórios de performance, formação 100% gratuita, gestores de conta dedicados, pagamentos sem fidelização e com os preços mais competitivos do mercado. Somos hoje o portal com mais anúncios de casas no território português e, por isso, para o futuro preparamos várias iniciativas que vão reforçar a nossa presença enquanto marca portuguesa no mercado imobiliário. Entre outros projectos que não podemos desvendar.