Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Engexpor prevê integrar mais de 50 profissionais no curto prazo e alcançar cerca de 250 ao longo de 2026

 

Engexpor prevê integrar mais de 50 profissionais no curto prazo e alcançar cerca de 250 ao longo de 2026

21 de janeiro de 2026

O aumento do investimento privado em projectos imobiliários e de construção em Portugal está a traduzir-se numa maior procura por competências especializadas em engenharia e arquitectura.

A trajectória da Engexpor reflecte esta dinâmica do mercado. Em Portugal, a empresa passou de 14 colaboradores em 2016 para 203 em Dezembro de 2025, com o objectivo de alcançar cerca de 250 pessoas ao longo de 2026. Nos últimos anos, o crescimento médio anual superou os 20%, e para 2026 a empresa estabelece uma ambição de crescimento na ordem dos 40%.

“O crescimento do investimento privado tem vindo a traduzir-se em projectos cada vez mais exigentes do ponto de vista técnico. Para responder a este contexto, é essencial investir em equipas qualificadas e multidisciplinares. O nosso crescimento tem sido planeado e sustentado, assente nas pessoas e na sua capacitação”, afirma Miguel Alegria, CEO da Engexpor.


Miguel Alegria, CEO da Engexpor - Foto ©Telmo Miller

O reforço das equipas surge como consequência direta da estratégia da Engexpor, que tem apostado num modelo de crescimento sustentado, apoiado na estabilidade das equipas, no desenvolvimento profissional e na valorização global dos colaboradores.

A par dos benefícios formais, a Engexpor promove uma cultura organizacional assente na proximidade, na cooperação entre equipas e na inclusão, mesmo num contexto de dispersão geográfica dos projectos. A formação contínua, a partilha de conhecimento entre perfis sénior e júnior e a exposição a projectos de elevada complexidade fazem parte do percurso de desenvolvimento interno.

Este investimento consistente nas pessoas tem-se reflectido em indicadores como uma taxa média de turnover inferior a 15% nos últimos anos e numa antiguidade média de cerca de quatro anos, num setor tradicionalmente marcado por elevada rotatividade.

“Crescer de forma sustentada implica antecipar necessidades, estruturar equipas e criar condições para que as pessoas queiram ficar e evoluir connosco. O reforço das equipas é uma decisão estratégica, suportada por planeamento e por uma aposta contínua na organização e no bem-estar das pessoas”, sublinha Filipa Passos, Head of People.

Projectos de grande escala sustentam o reforço das equipas

O crescimento das equipas da Engexpor acompanha um portefólio de projectos de grande escala e elevada complexidade técnica, maioritariamente associados ao investimento privado em imobiliário, indústria e ativos estratégicos.

Na área das infraestruturas a empresa está envolvida, por exemplo, na expansão e remodelação do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um dos projetos de construção mais relevantes atualmente em curso em Portugal.

Também em Lisboa, a Engexpor integra a equipa do projeto EntreCampos, o maior projecto de requalificação urbana atualmente em desenvolvimento na cidade com mais de 330.000 m² de área de construção, incluindo edifícios de escritórios, habitação, comércio e espaços públicos.

No sector industrial, a Engexpor acompanha o Hovione Tejo Campus, o novo complexo industrial da Hovione, no Seixal, um projeto de grande dimensão que reforça o posicionamento de Portugal como polo industrial e farmacêutico. A empresa mantém também uma presença continuada na Volkswagen Autoeuropa, onde tem vindo a reforçar a sua atividade nos últimos anos.

Na área dos data centers e infraestruturas digitais, a Engexpor participou no edifício piloto do data center de Sines, um dos maiores projectos deste tipo em desenvolvimento na Europa, associado a elevados requisitos de sustentabilidade, eficiência energética e coordenação técnica.

Reforço selectivo de talento técnico

Para acompanhar este ciclo de crescimento, a Engexpor prevê reforçar equipas em várias áreas técnicas, integrando profissionais de diferentes níveis de experiência nas áreas de engenharia, arquitectura, supervisão de construção e segurança e saúde no trabalho, entre outras especialidades.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026