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Empresa Suíça desenvolve parque logístico em Grândola com investimento de mais de 500 M€

9 de fevereiro de 2023

A Qantara Capital vai investir centenas de milhões de euros no emergente corredor logístico euro-atlântico (Grândola Logistics Park - Euro Atlantic (GLPEA), em Grândola, Portugal.

A nova plataforma logística GLPEA de 130 hectares acaba de ser considerada Projecto PIN (Potencial Interesse Nacional) e promete ser um actor chave para a indústria a nível internacional. Serão criados mais de 1000 novos postos de trabalho associados ao GLPEA. A CBRE Portugal assessorará a Qantara Capital no processo de promoção e comercialização do GLPEA


O maior hub privado do país

O município de Grândola vai receber um dos maiores parques logísticos privados em Portugal, tornando-se um hub chave que irá reforçar a «supply chain» euro-atlântica, que acaba de ser reconhecido como Projecto de estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) pela CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao Investidor). A Qantara Capital, empresa privada suíça de investimento e consultoria, é a entidade responsável pelo desenvolvimento do Grândola Logistics Park - Euro Atlantic (GLPEA), que promete ser um ‘game-changer’ na indústria logística a nível nacional e europeu.

Trata-se de um investimento de centenas de milhões de euros numa área de 130 hectares divididos em megalotes, com um total de 670.000 metros quadrados de área de construção destinados a logística, indústria e serviços, 300.000 metros quadrados para infrastruturas adjacentes e 330.000 metros quadrados para áreas verdes.

O GLPEA está ligado à via rápida IC1, a 8km do centro do município de Grândola e da auto-estrada A2, a 100 km de Lisboa. O projecto tem também ligação ferroviária directa ao Corredor Internacional Sul, que por sua vez conecta o Porto Internacional de Sines a Espanha.

Com estação ferroviária privada, o GLPEA funcionará como uma plataforma intermodal, uma porta de entrada para a Europa e para o Atlântico.

O GLPEA - segundo a Qantara Capital - “promove a oportunidade, aos seus ocupantes, de implementarem novos parâmetros de certificação para green building e na garantia da sustentabilidade das suas operações. Esta política verde será fortemente assegurada pela aposta em energia solar e consumo inteligente dos vários recursos”.


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Uma das plataformas logísticas mais verdes da Europa

“É para nós uma enorme honra e um verdadeiro selo de qualidade termos sido considerados um Projeto PIN. Vamos construir a maior plataforma logística privada de Portugal e uma das mais verdes da Europa. A par da expansão no e-commerce e nearshoring, os eventos desde 2020 destacaram a importância estratégica do corredor comercial euro-atlântico, onde Portugal está a tornar-se protagonista. A escala, a localização e a intermodalidade do GLPEA reflectem esta nova realidade. Com o GLPEA estamos de facto a criar um novo hub logístico na Península Ibérica e saudamos o apoio da AICEP para o fazer,” salienta Hadrien Fraissinet, CEO da Qantara Capital.

Com o GLPEA serão criados no mínimo 1.000 novos postos de trabalho até ao final do projecto e a Câmara Municipal de Grândola espera acolher o mesmo número de residentes directamente associados ao projecto.

“Entre os principais objectivos da autarquia de Grândola está a atracção de investimento com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento socio-económico e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida da nossa população. A construção do GLPEA está totalmente alinhada com estas prioridades. Mais importante ainda, este projecto proporcionará a diversificação do turismo de uma forma sustentável,” refere António Figueira Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola (CDU).

Nuno Torcato, director da área de Industrial e Logística da CBRE Portugal e Miguel Alvim, director da área de Promoção Imobiliária da CBRE Portugal, comentam que “O GLPEA surge para dar resposta a uma crescente procura de espaços de dimensão, flexíveis e alinhados com os mais altos padrões a nível de ESG. Portugal é cada vez mais um destino de ‘players’ internacionais e as características deste especificas deste projecto bem como as suas extraordinárias ligações rodoviárias e ferroviárias ao Porto de Sines bem como a Lisboa, Porto e Espanha irão ajudar a consolidar Portugal como destino preferencial para empresas industriais e intervenientes do sector de supply chain a nível mundial”.

A construção de GLPEA deverá arrancar já em 2023, com o início das operações previsto para 2024.