
Imagem Freepik
Economia portuguesa cresce 2,4% no 3.º trimestre e confiança dos consumidores sobe em Outubro
Porém, o indicador de clima económico, avaliado pela percepção de empresa e empresários, caiu em Outubro, interrompendo três meses consecutivos de crescimento
O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em Setembro e Outubro, depois da queda registada em Agosto, segundo dados hoje divulgados pelo INE. O organismo divulgou também que a economia portuguesa cresceu 2,4% no terceiro trimestre de 2025 face ao mesmo período do ano anterior e 0,8% em cadeia, superando as previsões dos economistas. Segundo o INE, o crescimento resultou de um menor contributo negativo da procura externa líquida, com exportações em aceleração e importações a abrandar ligeiramente. A procura interna manteve o contributo positivo, impulsionada pelo aumento do consumo privado, apesar da desaceleração do investimento.
A melhoria da confiança dos consumidores resulta sobretudo de uma visão mais optimista das famílias quanto às compras importantes, à situação económica do país e à situação financeira futura dos agregados. Em contrapartida, as avaliações sobre a situação financeira passada contribuíram negativamente.
O indicador de clima económico, avaliado pela percepção de empresa e empresários, caiu no entanto em Outubro, interrompendo três meses consecutivos de crescimento. Por sector, a confiança diminuiu na Indústria Transformadora e nos Serviços, mas aumentou no Comércio e na Construção e Obras Públicas.
Na construção, o aumento do indicador reflectiu a melhoria da carteira de encomendas e das perspectivas de emprego. Já as expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na Indústria, Construção e Comércio, tendo apenas subido nos Serviços.


















