
Foto CM de Almada
De norte a sul, voluntários juntam-se à maior acção de limpeza costeira da Europa
Mais de uma centena de organizações e milhares de voluntários vão unir forças, de 20 a 28 de Setembro, para celebrar o Dia Internacional de Limpeza Costeira com acções de norte a sul do país e ilhas, estendendo-se a praias, rios, lagoas e até fundos marinhos.
Promovida pela Fundação Oceano Azul e dezenas de parceiros locais, esta mobilização nacional pretende chamar a atenção para o impacto devastador do lixo marinho e reforçar o compromisso colectivo com a protecção do oceano. A edição de 2025 arranca já no sábado, em Santa Maria, Açores, com uma grande operação de limpeza que reúne cidadãos, associações e entidades públicas, apoiada pelo Governo Regional, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo programa Blue Azores.
Nos últimos seis anos, esta campanha juntou cerca de 30 mil voluntários, responsáveis pela recolha de mais de 160 toneladas de resíduos em 880 acções de limpeza. Graças à força das organizações portuguesas, o país tornou-se líder europeu nesta mobilização, concentrando mais de metade das iniciativas da campanha #EUBeachCleanup.
Qualquer cidadão ou organização pode ainda inscrever a sua própria acção ou juntar-se às já existentes, através da página da Fundação Oceano Azul. O convite é claro: transformar a semana da limpeza costeira numa verdadeira onda de participação cívica, em defesa do mar que é de todos.