Congresso 'Cidades que Caminham' arranca hoje no Porto
O Congresso Cidades que Caminham, organizado pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), arrancou hoje na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, visando afirmar a mobilidade urbana sustentável como factor decisivo para a "humanização do território".
De acordo com Paula Teles, presidente do ICVM, o "desígnio" do congresso é promover uma "jornada de trabalho", ouvindo tanto "problemas políticos" como "problemas técnicos" associados à implementação de medidas de mobilidade urbana sustentável.
Se a mobilidade urbana sustentável for "planeada" pode actuar na "humanização do território", mas também na "saúde pública e vida activa" dos cidadãos, defende Paula Teles.
Segundo a presidente do ICVM, o congresso, que decorre hoje e sexta-feira, vai também afirmar a necessidade de se "voltar a pôr as cidades a caminhar" e de tanto autarcas como políticos e técnicos começarem essa mudança pelos "passeios", infraestruturas que, disse, "não podem ser barreiras arquitectónicas".
Em discussão estarão temas como "O plano da mobilidade urbana sustentável e a sua consequência na qualidade de vida dos cidadãos", "A mobilidade urbana sustentável: planeamento 'versus' soluções avulsas" e "Boas práticas de cidades que planeiam a 'caminhabilidade'.
O secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, falará sobre "Políticas nacionais da mobilidade urbana", e o bastonário da Ordem dos Médicos sobre "A importância do caminhar na saúde".
Forte presença de autarcas
A nível de presidentes de Câmara, o programa conta com a presença do autarca de Valongo (distrito do Porto), José Manuel Ribeiro, da Nazaré (Leiria), Walter Chicharro, de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Guarda, Sérgio Costa.
Está ainda prevista a presença do vereador do urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, dos vice-presidentes da Câmara de Penafiel, Pedro Cepeda, e de Évora, Alexandre Varela, da vereadora da Câmara de Braga, Olga Pereira, e do vereador da Câmara de Vila Real, Adriano Sousa.
O congresso conta ainda com a presença do alcaide de Pontevedra (cidade galega premiada pela ONU e com o centro integralmente pedonalizado), Miguel Anxo Lores, e com a secretária técnica da rede espanhola das Cidades que Caminham, Ana Montalbán, que formalizará, juntamente com o ICVM, a criação da Rede Ibérica das Cidades e Vilas que Caminham.
Hoje, o evento iniciou-se pelas 10:00 e termina às 18:00, e na sexta-feira, dia que inclui o painel dos autarcas da Nazaré, Viana do Castelo e Guarda, e as intervenções internacionais de Miguel Anxo Lores ("Pontevedra, a Cidade prémio ONU: Do processo político à qualidade do resultado") e de Ana Montalbán ("Red de Ciudades que Caminan: Práticas e Resultados"), começa às 10:00 e termina pelas 12:30.
Lusa/DI