Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
+Concreta ocupa Alfândega do Porto com soluções sustentáveis e respostas à crise da habitação

Alfândega do Porto

+Concreta ocupa Alfândega do Porto com soluções sustentáveis e respostas à crise da habitação

5 de novembro de 2025

A Alfândega do Porto recebe já nos dias 6 e 7 de Novembro, a 2.ª edição da +Concreta – Tendências para Arquitectura e Interiores, uma mostra organizada pela Exponor – Feira Internacional do Porto, que reúne mais de 50 marcas e fabricantes portugueses. O evento, com curadoria do arquitecto Diogo Aguiar, destaca a inovação nacional em arquitectura, construção e design sustentável.
Entre as propostas em exposição estão casas produzidas por impressão 3D, habitações modulares em madeira reutilizável, paredes em blocos de cânhamo com pegada ambiental negativa e revestimentos criados a partir de borracha reciclada, proveniente de pneus e solas de sapatilhas. Materiais de baixo impacto, soluções de eficiência energética e design circular estão no centro de um sector responsável por 39% das emissões globais de CO₂.
A mostra assume também um papel de reflexão sobre o défice habitacional em Portugal, estimado em mais de 150 mil casas, e sobre o potencial da inovação para responder à crise da habitação através de novas formas de construir e reabilitar.
 

DR


O evento inclui ainda um ciclo de conferências com a participação de gabinetes internacionais de referência, como o francês GENS, o italiano Studio Wok e o português Atelier da Costa. As sessões decorrem na quinta-feira, às 17h00, no Salão Nobre da Alfândega do Porto.
A +Concreta decorre quinta e sexta-feira, das 11h00 às 20h00, e propõe-se ser um ponto de encontro entre indústria, arquitectura e inovação, onde se projectam os caminhos futuros da construção sustentável em Portugal.




Empresas na +Concreta com inovações e compromissos ambientais


Cânhamor– Destacará na +Concreta os seus ECOblocos feitos de cânhamo (que são carbono negativo). Uma solução completa que, além de se tratar de uma proposta sustentável, consegue integrar num único produto outros faCtores distintivos muito valorizados: um bom índice de isolamento térmico, de resistência ao fogo e de regulação natural da humidade.

Conformetal– empresa, que concebe e fabrica tetos e perfis metálicos 100% recicláveis para o mercado da construção, e que, a partir de 2024, incorporou na produção 15% de aço reciclado.

Derwo- Focada no fabrico de componentes para móveis e carpintaria, 66% da principal matéria-prima da empresa é reciclada. A Derwo integra materiais sustentáveis e recicláveis na produção, como o alumínio e o óxido de magnésio (conhecido como MGO, um tipo de material de construção que ganhou popularidade nos últimos anos devido à sua durabilidade, propriedades de resistência ao fogo e compromisso ecológico).

Efapel– O compromisso rumo a uma empresa mais verde e eficiente permitiu-lhe reduzir em 29% nas emissões de CO₂, em 2024.

EPW– Empresa, especializada em decks compósitos, criou uma “equação ecológica”, juntando fibras de madeira com outros polímeros, numa solução reciclável.

Flowco– Focará a linha Goma, um conjunto de pavimentos e revestimentos sustentáveis produzidos a partir de borracha reciclada, proveniente de pneus e solas de sapatilhas.

Gercima– Na empresa, os resíduos de madeira resultantes da produção de janelas são convertidos em briquetes e usados como fonte de energia para aquecimento das estufas de acabamento e secagem industrial.

Havelar– Opera no domínio da edificação residencial através de tecnologia de impressão em 3D, que permite construir oito vezes mais rapidamente do que a forma tradicional, a preços três vezes mais baratos e somente com 40% da mão de obra habitual e, adicionalmente, produzindo 80% de resíduos a menos.

Lightblock– A marca recorre produtivamente a tecnologias eficientes, à recirculação de água e à energia fotovoltaica, o que resulta numa redução de emissões e de produção de resíduos.

Likewisepro– Transforma qualquer material num sensor de proximidade inteligente, criando superfícies interactivas. A insígnia usa desperdícios na produção da sua tecnologia, com designs minimalistas.

OJLC Solutions – Recicla tecido, cortiça, polímeros, couro, restos de madeira, num processo único, de baixo consumo energético e baixa pegada de CO2.

Polo JCP - Especializada no desenvolvimento de painéis, com terracota e faiança reciclada, a empresa agrega ao processo de fabrico muita circularidade de materiais. Além das linhas que disponibiliza, atende a qualquer necessidade mais específica de gabinetes de arquitectura e design de interiores.

RMC Surfaces – Produtores de mármore compacto desde 1980, a firma aproveita materiais excedentários de outras linhas fabris, maioritariamente da exploração pedreira, para a sua produção.

Topeca– Aposta nas argamassas 100% à base de cal hidráulica natural, ambientalmente mais sustentável.

Torneiras Ofa - Desenvolve soluções ecotecnológicas que permitem poupar água e energia, transformando eficiência em sustentabilidade.

Tupai - Conhecida na produção e acabamento de produtos de metal (como puxadores, dobradiças, fechaduras e outros acessórios de habitação), transforma excedentes de latão em nova matéria-prima, reintegrando-os no processo produtivo e reduzindo desperdício e emissões.