CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Centros comerciais e retail parks sob a gestão da CBRE neutralizaram emissão de 6.000 toneladas de CO2

12 de junho de 2023

Para alcançar elevadas performances nos indicadores de ESG – Environmental, Social e Governance – a CBRE conseguiu em 2022  evitar a emissão de seis mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Nos últimos anos, os indicadores ESG passaram a fazer parte do dia-a-dia das empresas. Enquanto agentes activos na sociedade, fundamentais para a economia de cada país, a adopção desta estratégia por parte das empresas tornou-se uma prioridade nas mais diversas atividades. Reforçando a tendência de tornar os espaços cada vez mais sustentáveis, 90% dos centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE obtiveram a certificação BREEAM com a classificação de excelente na vertente de Gestão. Este reconhecimento avalia diversos parâmetros de boas práticas onde se incluem a gestão dos principais recursos – energias, águas – assim como o impacto ambiental, a produção de carbono e de resíduos.

Também a energia contratada em todos os espaços é atualmente proveniente de fontes de energia renováveis, representando aquilo que consideramos “energia verde”. Esta adaptação energética permitiu evitar a emissão de 1992 toneladas de dióxido de carbono.

De destacar ainda a correta separação de resíduos, uma das medidas implementadas há mais tempo. Recorrendo a locais e equipamentos específicos para o efeito permitiu à CBRE registar, no passado ano, uma das maiores quantidades de resíduos reciclados de sempre – três mil toneladas de resíduos desviadas de aterros, evitando a emissão de 3482 toneladas de CO2.

Pedro Busca, Head of Technical Property Management Retail, afirma que “estes indicadores refletem o total compromisso da empresa e das equipas envolvidas assim como a nossa influência sobre todos os stakeholders – proprietários, lojistas, fornecedores, etc – na politica de ESG traçada. Estamos também alinhados com os princípios europeus de concretização de políticas e de boas práticas de gestão sustentáveis e com o trajecto definido para a neutralidade carbónica”.

“Caring for Communities”

No âmbito da estratégia de ESG, a CBRE criou, em 2022 e a nível ibérico, o programa “Caring for Communities” que levou à definição e operacionalização de diversas acções sociais.

Deste programa e no momento em que se assinala Dia Mundial do Ambiente, nasce a campanha ibérica “De que lado estás?”, a decorrer, só em Portugal,  em mais de 16 activos, entre os quais o 8ª Avenida, Alameda Shop & Spot, Alma Shopping, Fórum Madeira, Leiria Shopping, LoureShopping, Nosso Shopping, RioSul Shopping, Torreshopping e UBBO – e retail parks geridos e comercializados pela consultora. Esta tem como principal objetivo envolver e sensibilizar a população para a temática dos incêndios durante os meses de verão, incentivando comportamentos responsáveis na prevenção dos mesmos, assim como apelar, numa vertente solidária, ao apoio aos profissionais desta área – corporações de bombeiros das comunidades em que os ativos CBRE se encontram presentes.

Segundo Mónica Pinto Coelho, Marketing Director Iberia da CBRE, “é imperativo que cada um de nós tenha um papel activo na sociedade. Por isso mesmo promovemos a campanha #dequeladoestas, inserida no programa Caring for Communities, com a finalidade de sensibilizar a comunidade para a problemática dos incêndios que todos os anos devastam as nossas florestas”.

Esta campanha decorrerá simultaneamenteonline e offline com diferentes ativações que passarão pela limpeza de florestas e matas, palestras de sensibilização e donativos.

Actualmente, cerca de 80% de todo o território de Portugal continental já se encontra em situação de seca, com tendência para agravamento nos meses de maior calor. Só no decorrer deste ano, e segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), já foram destruídos cerca de sete mil hectares – o equivalente a sete campos de futebol – devido a incêndios florestais. Aliado ao fenómeno já verificado de escassez de água, este torna-se no cenário perfeito para um verão de intenso trabalho para todas as corporações de bombeiros e forças de segurança que se dedicam ao combate às chamas.