
Forum Madeira
Castellana Properties adquire Forum Madeira por 63 milhões de euros à DWS
A Castellana Properties, empresa cotada em Espanha no sector imobiliário de retalho, anunciou hoje a aquisição do Forum Madeira, centro comercial situado no Funchal, por um total de 63,3 milhões de euros à DWS.
Esta operação, que representa a quinta aquisição da empresa em Portugal desde a sua entrada em outubro de 2024, reforça o compromisso da Castellana Properties com o mercado português e a sua estratégia de expansão e diversificação geográfica com ativos importantes nas suas áreas de influência.
Desde a sua inauguração em 2005, o Forum Madeira tem-se consolidado como o principal destino de moda da ilha e conta com uma Área Bruta Locável (SBA) de 21.472 m² distribuída por três níveis, atraindo anualmente cerca de 5,4 milhões de visitas, das quais mais de 33% são de turistas internacionais.
Conta com uma área de influência de aproximadamente 250.000 residentes, assim como 2,3 milhões de turistas por ano. O centro comercial está a apenas oito minutos de carro do centro da cidade e a cinco minutos da autoestrada ER101, que liga a ilha de este a oeste. A zona está a ser transformada com projetos como o Dubai Madeira, que será concluído em 2029 com 400 apartamentos de luxo, reforçando ainda mais a influência imediata do centro comercial. Além disso, com uma taxa de ocupação de 100%,este ativo contempla uma oferta comercial única na Madeira, incluindo todas as marcas do grupo Inditex, assim como o supermercado Pingo Doce, entre outras marcas. Conta ainda com 800 lugares de estacionamento para os seus visitantes.
“A incorporação do Forum Madeira no nosso portefólio reafirma o nosso caminho de crescimento e a aposta no mercado português. Este ativo não só reforça a nossa estratégia de diversificação geográfica e expansão internacional, mas também reflete a nossa visão a longo prazo e o nosso compromisso com um crescimento sólido e sustentável. Continuamos a apostar em mercados dinâmicos e promissores como o português, onde queremos continuar a gerar valor e construir o futuro", refere Alfonso Brunet, CEO de Castellana Properties.