Imagem rawpixels.com em Magnific
Cabaz alimentar atinge máximo histórico e sobe para quase 262 euros – DECO Proteste
O preço do cabaz alimentar essencial monitorizado pela Deco Proteste voltou a aumentar na última semana, atingindo os 261,89 euros, o valor mais elevado desde o início da monitorização, em 2022.
Segundo a associação de defesa do consumidor, o conjunto de 63 produtos essenciais ficou 3,37 euros mais caro entre 29 de Abril e 6 de Maio, invertendo a ligeira descida registada na semana anterior.
A subida foi impulsionada sobretudo pelo aumento do preço de produtos básicos como o atum em óleo vegetal, que encareceu 20% numa semana, passando para 1,54 euros, da massa esparguete, que subiu 15% para 1,13 euros, e do queijo curado fatiado embalado, que aumentou 14%, para 2,61 euros.
Em termos homólogos, o mesmo cabaz custa hoje mais 22,94 euros do que há um ano, enquanto face ao início de 2022 o agravamento já ultrapassa os 74 euros, o equivalente a uma subida de quase 40%.
Entre os produtos com maiores aumentos anuais destacam-se a couve-coração, cujo preço disparou 44%, o robalo, que encareceu 34%, e os brócolos, com uma subida de 31%.
Desde Janeiro de 2022, os aumentos mais acentuados verificaram-se na carne de novilho para cozer, cujo preço mais do que duplicou (+124%), na couve-coração (+103%) e nos ovos (+84%).
O cabaz analisado pela Deco Proteste inclui produtos essenciais de carne, peixe, frutas, legumes, lacticínios e mercearia, entre os quais arroz, leite, frango, pescada, batata, queijo e manteiga.
Lusa/DI
















