A taxa de inflação homóloga da zona euro abrandou para 2,2% em Março, face aos 2,3% de Fevereiro e aos 2,4% do mesmo mês de 2024 - Eurostat.
Segundo o INE, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 1,9% em Março de 2025, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais à observada no mês anterior.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português está 0,1 p.p. superior ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro.
taxa de inflação anual da zona euro deverá ter abrandado para os 2,4% em Fevereiro, contra os 2,6% do período homólogo e os 2,5% em Janeiro - Eurostat.
A taxa de inflação da zona euro fixou-se em 2,5% em Janeiro, mas Portugal a ficar acima da média, com 2,7%...
A inflação desacelerou para 2,5% em Janeiro, 0,5 pontos percentuais abaixo da taxa verificada em Dezembro - revela o INE
A taxa de variação homóloga do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor situou-se em 3,1% em dezembro, superior em 0,4 p.p. à observada em Novembro.
Segundo o INE, tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado 0,5% pp face ao mês anterior.
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.
O BCE começou a descer as taxas de juro, a inflação caiu e o rendimento real aumentou, mas as famílias continuam a ter dificuldade em responder à subida do custo de vida.