CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Atrium Saldanha

Bankinter Investment, Sonae Sierra e um grupo de investidores são os novos donos do Atrium Saldanha

30 de agosto de 2022

Bankinter Investment, Sonae Sierra e um grupo de investidores, clientes Bankinter, compram o Atrium Saldanha, em Lisboa. O grupo vendedor, Grupo Fibeira (Armando Martins), manterá 20% da nova Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária portuguesa (SIGI).

O vendedor, Armando Martins, desenvolveu este edifício há 24 anos, encomendando o seu projecto ao conceituado arquitecto Ricardo Bofill. Durante todo este tempo, Armando Martins tem sido responsável pelo sucesso da gestão do activo. Esta operação dará acesso, principalmente em Portugal, a um investimento de longo prazo, a uma operação com volume relevante e a um activo seguro e resiliente.

Atrium Saldanha

A operação consiste na constituição de uma Sociedade Portuguesa de Gestão e Investimento Imobiliário (SIGI), que adquirirá 100% das acções da Imobiliária do Saldanha, S.A. (IMOSAL), proprietária do emblemático imóvel. A nova Sociedade Portuguesa de Gestão e Investimento Imobiliário, denominada Atrium BIRE SIGI, terá como accionistas o Bankinter e Sonae Sierra (ambos gestores da SIGI e do activo), um grupo de investidores da Banca Patrimonial do Bankinter, tanto de Espanha como de Portugal, bem como do próprio vendedor e ex-proprietário do imóvel, grupo Fibeira, que manterá uma participação relevante, de 20%,  na nova Sociedade e cujo conhecimento do activo será, sem dúvida, um contributo muito valioso para o seu futuro.

O activo tem uma área bruta locável de 31.000m² e uma ocupação próxima de 100%. É um edifício de uso misto que combina escritórios, comércio e estacionamento. Actualmente conta com mais de 100 inquilinos e a maior parte do arrendamento está concentrada em escritórios.

O Atrium BIRE SIGI será - uma vez terminada a operação -  o décimo oitavo veí­culo de investimento lançado pelo Bankinter Investment nos últimos seis anos, adicionando-se à trajectória de sucesso dos seus antecessores. O Atrium BIRE SIGI é o quinto veículo de investimento criado em parceria entre o Bankinter e a Sonae Sierra, replicando os modelos de sucesso da ORES Portugal, ORES Socimi e outros.

Com esta operação, o Bankinter mantém a sua estratégia de criação de alternativas de investimento, como uma proposta de valor para os seus clientes de elevado património e institucionais, investindo em setores económicos e em actividades da economia real perfeitamente seleccionadas pelo seu potencial de crescimento, procurando sempre o melhor gestor profissional para cada tipo de investimento, que também investe com o Bankinter no veículo que vai gerir, o que mostra um claro alinhamento de interesses.

Para a Sierra, esta operação está perfeitamente alinhada com a estratégia de crescimento do seu negócio de Investment Management, em parceria com destacados investidores internacionais. Com este veículo, a área de Investment Management da Sonae Sierra gere já 4,8 mil milhões de euros em fundos de investimento na Europa, dos quais 1,2 mil milhões de euros pertencem a activos fora dos centros comerciais, sendo um dos gestores de investimento imobiliário de referência na Península Ibérica. A Sierra é um dos principais players europeus, que combina uma natureza institucional com um longo track record, de mais de 30 anos, em asset management em parceria com investidores.

A transação está em fase de conclusão e sujeita a aprovação pela Autoridade da Concorrência em Portugal.