CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Almada Fórum

Indicador de confiança dos Consumidores estabiliza e indicador de clima económico diminui em Agosto

30 de agosto de 2022

O indicador de confiança dos Consumidores estabilizou em Agosto, após ter aumentado no mês anterior, já indicador de clima económico diminuiu, contrariando o aumento registado em Julho.

Segundo o inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores divulgado hoje pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, o indicador de confiança dos Consumidores estabilizou em agosto, após ter aumentado no mês anterior, mantendo-se num patamar relativamente estável desde a forte queda registada em março. O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços manteve-se em Agosto no nível máximo da série, na sequência da trajetória acentuadamente ascendente iniciada em Março de 2021.

O indicador de clima económico diminuiu em Agosto, contrariando o aumento registado em Julho, afastando se do nível observado em Fevereiro, em que atingiu o máximo desde março de 2019. Os indicadores de confiança diminuíram no Comércio, na Indústria Transformadora e na Construção, de forma mais intensa no último caso, tendo-se verificado um aumento no indicador dos Serviços.

Os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram no Comércio, na Indústria Transformadora e nos Serviços, tendo estabilizado na Construção e Obras Públicas, após terem registado máximos em junho na Construção e Obras Públicas, em Abril na Indústria Transformadora e nos Serviços e em Março no Comércio.