CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Aveiro: Construção do antigo empreendimento “Foz da Prata” vai criar 400 habitações

8 de maio de 2023

O executivo municipal de Aveiro aprovou os projectos de obras de urbanização e emitir o alvará de loteamento necessário à concretização de uma nova solução urbanística para os terrenos a poente da Avenida Dr. Carlos Candal e no topo poente da Avenida da Força Aérea.

O projecto conhecido como “Foz de Prata” e “prenunciado pela empresa Canal Capital – Sociedade de Construções e Turismo, S.A., alberga uma área global de construção de 50.017,75 m2, que se traduz na criação de 400 fogos de habitação, 272 lugares de estacionamento público, uma média superfície comercial com 1870 m2 e um Hotel que ocupará 11.600 m2” - refere o executivo camarário liderado por José Ribau Esteves (PSD).

Segundo a autarquia aveirense, “trata-se de um investimento privado que vem terminar com um velho problema de qualificação urbana da Cidade de Aveiro, numa das suas zonas mais nobres, criando uma nova centralidade, com novos espaços comerciais e com o aumento da oferta habitacional e de alojamento hoteleiro, fundamental para o continuado e sustentado crescimento e dinamismo económico do Município.


Imagem DR


Depois de ter entrado em falência há alguns anos, a empresa  Canal Capital - Sociedade de Construções e Turismo, foi adquirida e recuperada por um grupo de investidores liderado pela AM48, empresa promotora de projectos de prestigio em Lisboa dirigida por Alejandro Martins.

A reabilitada empresa surgida com a intervenção da AM48 recorreu à justiça para a “restituição provisória da posse do prédio de oito apartamentos e lojas, o único do projetco inicial que chegou a ser concluído. Os imóveis nunca receberam licença de habitabilidade que compete à Câmara atribuir”.

O renovado projecto que irá nascer nesta zona de Aveiro e cujo investimento deverá ascender a 80 milhões de euros, “prevê habitação, comércio, serviços e turismo e visa promover o desenvolvimento urbanístico da área em que se insere, bem como ser um elemento de referência e estruturante para a cidade de Aveiro, ligando as Barrocas à frente ria”.

O empreendimento  envolve “uma área global de construção de 50.017,75 m2, que se traduz na criação de 400 fogos de habitação, 272 lugares de estacionamento público, uma média superfície comercial com 1870 m2 e um Hotel que ocupará 11.600 m2”.