
Avaliação bancária da habitação sobe 14,2% e atinge 2.278 €/m2
O valor mediano de avaliação bancária da habitação aumentou 14,2% em setembro, face ao mesmo mês de 2025, atingindo 2.278 euros por metro quadrado, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
Em comparação com agosto, a avaliação bancária subiu 24 euros por metro quadrado, o equivalente a um crescimento mensal de 1,1%. A variação homóloga abrandou ligeiramente face aos 14,7% registados no mês anterior.
A Península de Setúbal apresentou o maior crescimento homólogo, de 18,4%, enquanto o Oeste e Vale do Tejo registou a subida mensal mais expressiva, de 1,6%. Em sentido contrário, os Açores apresentaram uma descida mensal de 3,2%.
Apartamentos valorizam 15,4%
Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária atingiu 2.662 euros por metro quadrado, mais 15,4% do que em setembro de 2025 e 0,3% acima do mês anterior.
A Grande Lisboa manteve os valores mais elevados do país, com 3.525 euros/m², seguida do Algarve, com 3.010 euros/m². No extremo oposto surgem o Alentejo, com 1.739 euros/m², e o Centro, com 1.748 euros/m².
O Oeste e Vale do Tejo destacou-se com o maior crescimento homólogo na avaliação de apartamentos, de 21,4%.
Por tipologias, os apartamentos T1 registaram um valor mediano de 3.401 euros/m², mais 32 euros do que em agosto, enquanto os T2 subiram 20 euros, para 2.758 euros/m². Já os T3 apresentaram uma redução mensal de sete euros, fixando-se em 2.266 euros/m².
Moradias registam subida de 11,1%
Nas moradias, o valor mediano de avaliação bancária situou-se em 1.621 euros por metro quadrado, correspondendo a um aumento homólogo de 11,1% e mensal de 0,7%.
A Grande Lisboa voltou a apresentar os preços mais elevados, com 2.942 euros/m², seguida do Algarve, com 2.835 euros/m². Os valores mais baixos foram registados no Centro, com 1.172 euros/m², e no Alentejo, com 1.284 euros/m².
A Madeira destacou-se com a maior valorização homóloga das moradias, de 20,3%, enquanto a Península de Setúbal registou o maior aumento mensal, de 3,3%.
Por tipologias, os valores medianos fixaram-se em 1.634 euros/m² nas moradias T2, 1.581 euros/m² nas T3 e 1.647 euros/m² nas T4.
Grande Lisboa apresenta avaliações 51,5% acima da média nacional
A análise regional do INE evidencia diferenças significativas nos valores de avaliação bancária da habitação.
Em setembro, a Grande Lisboa apresentou valores 51,5% superiores à mediana nacional, seguida do Algarve, com mais 29,6%, e da Península de Setúbal, com mais 24,9%.
Em contrapartida, a Beira Baixa registou valores 53,5% inferiores à referência nacional, seguida do Alto Alentejo (-53,4%) e do Alto Tâmega e Barroso (-51,9%).
Número de avaliações diminui
O INE considerou 32.597 avaliações bancárias em setembro, das quais 20.281 relativas a apartamentos e 12.316 a moradias.
Este número representa uma redução de 1,2% face ao mesmo mês de 2025 e de 0,2% relativamente a agosto, correspondendo a menos 53 avaliações.
Os valores divulgados resultam das avaliações efetuadas pelas instituições bancárias no âmbito de pedidos de crédito à habitação, não correspondendo necessariamente aos preços efetivos de compra e venda dos imóveis.
















