CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Autódromo do Estoril vai ser posto à venda

8 de janeiro de 2024

A Parpública quer vender o Autódromo do Estoril. Segundo dados tornados públicos, a intenção já vem de longe mas agora parece vir a querer concretizar-se. “Está em curso a elaboração dos documentos necessários” para a venda da Circuito do Estoril S.A. a sociedade gestora do Autódromo, detida a 100% pela Parpública desde 2002, mas é “prematuro adiantar pormenores”, disse fonte oficial da Parpública ao jornal online ECO.  O concurso público internacional será lançado com o novo governo em funções.

O Autódromo do Estoril, cujo nome oficial é Autódromo Fernanda Pires da Silva, em homenagem à empresária que o construiu, entrou na esfera pública em 1997 e passou a ser detida a 100% pela Parpública em 2002, pretendendo agora a empresa gestora de participações do Estado, colocá-lo à venda em concurso que, no entanto, só só será lançado com o novo Governo saído das eleições legislativas que ocorrerão no dia 10 de Março.


Foto JVeiga em Wikimedia


Foto Autódromo do Estoril


Em declarações àquele periódico, o presidente da Câmara de Cascais, Crlos Carreiras (PSD), garante, porém, que apenas aceita a venda do autódromo se for para manter a infraestrutura – recusando a hipótese de o terreno ser convertido em projecto imobiliário. “Não iríamos aprovar qualquer licenciamento para projectos imobiliários naqueles terrenos”, diz o autarca.

O mesmo responsável diz que há “três grupos interessados em investir” num activo que tem um “um valor muito baixo”, inferior a “10 milhões de euros”.

O autódromo - lembra o ECO - “esteve para ser vendido, em 2015, à Câmara de Cascais, por 4,92 milhões. Mas o negócio foi travado pelo Tribunal de Contas, com a justificação de que o autódromo ‘desenvolve actividades com o intuito exclusivamente mercantil e a sua aquisição pela Câmara de Cascais não terá salvaguardado os interesses da população do município’.

Recorde-se que, até 2008, o autódromo do Estoril foi o principal e maior de Portugal até à construção do Autódromo Internacional do Algarve em 2008. A sua pista possui 4,36 quilómetros e 13 curvas.