
Atelier português 'Segmento Urbano' distinguido no World Architecture Festival 2025
O atelier Segmento Urbano foi distinguido com o prémio WAFX 2025, na categoria “Ageing and Health”, no âmbito do World Architecture Festival (WAF), que este ano decorre em Miami, EUA. A distinção recaiu no projecto “Echoes of the Void”, concebido para as Furnas, na ilha de São Miguel, Açores, e destinado a acolher pessoas em fim de vida.
Integrado na paisagem natural açoriana, o edifício propõe uma experiência contemplativa, inspirada nas cinco fases do luto. Luz, sombra e vazio estruturam um percurso sensorial e emocional, que privilegia o silêncio e a conexão com o tempo e a natureza.
“Este prémio afirma o potencial criativo da arquitectura nacional, para além dos nomes consagrados, e destaca a relevância de soluções sensíveis, humanas e sustentáveis”, sublinha Maria João Correia, fundadora do atelier Segmento Urbano.
O World Architecture Festival é um dos maiores eventos mundiais de arquitectura, premiando anualmente propostas visionárias. Em 2025, o festival anunciou 28 projectos vencedores nas várias categorias.