Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas celebra 130 anos
No ano em que assinala esta data simbólica, a AICCOPN apresenta-se com mais um desafio, que passará a ser a única estrutura associativa representativa das empresas do sector, no panorama do Associativismo nacional.
Em comunicado, a associação indicam que existem, no entanto, muitos outros objetivos que os desafiam e motivam nesta caminhada. "Vivemos momentos de elevada incerteza, após uma pandemia, a guerra na Ucrânia e uma conjuntura macroeconómica marcada por elevadas pressões inflaccionistas", indica a AICCOPN.
Revela ainda que é urgente promover um crescimento económico sustentável, mediante o desenvolvimento de mecanismos para apoiar as empresas, gerando mais competitividade à escala nacional e internacional e na atracção de investimento.
A execução dos investimentos planeados tem de avançar, a Estratégia Europeia de Recuperação e Resiliência, mais importante do que nunca, deve ser implementada e, consequentemente, o PRR tem de ser executado, tal como previsto.
"Domínios como a Transicção Digital, a Sustentabilidade, a Competitividade Empresarial, a Indústria 4.0 ou, especificamente no caso do nosso Sector, a Construção e Reabilitação 4.0, estão na ordem do dia e são fundamentais para as nossas empresas, pelo que, urge disponibilizar instrumentos de apoio à sua modernização e capacitação e assegurar o seu posicionamento competitivo", escreve.
A AICCOPN continua, assim, empenhada na sua missão de apoiar e defender as empresas associadas, assegurando a prestação de Serviços Especializados, orientados para as necessidades das Empresas, com o foco no crescimento e no desenvolvimento sustentável do Setor da Construção, em Portugal.