
Vencedores do Prémio Début Trienal dão conferência em Lisboa
Os arquitectos chilenos Garcia Partarrieu e Arturo Scheidegger, do atelier Umwelt, galardoados este ano com o Prémio Début Trienal de Lisboa, vão receber o galardão na quarta-feira, em Lisboa, onde darão uma conferência sobre o seu trabalho.
A entrega do prémio, que reconhece o trabalho de arquitectos com menos de 35 anos, no valor de cinco mil euros, vai decorrer às 19:00, no São Luiz Teatro Municipal.
De acordo com a organização, na altura será assinado um protocolo entre a Trienal de Lisboa e a Fundação Millennium bcp para a realização da edição de 2019 deste evento dedicado à arquitectura, do qual é mecenas desde o lançamento, em 2007.
O júri do prémio destacou o trabalho do atelier Umwelt, fundado em 2011, em projectos como a recuperação do Palácio Pereira, na capital chilena, e o pavilhão do Chile na Bienal de Arquitectura de Veneza, em 2014 (“Situation room”).
O júri foi composto por André Tavares, Fernanda Bárbara, Luís Santiago Baptista, Margarita Jover, Mimi Zieger, Tetsuo Kondo e Tim Abrahams.
Segundo André Tavares, “o portefólio de trabalhos já realizados por esta dupla promissora combina obras já construídas com trabalhos de investigação muito relevantes. Não só se encontram laços entre o seu olhar crítico sobre a paisagem e o território, mas também existe uma forte ligação entre o pensamento conceptual e as estratégias de materialização das suas obras, em que o pensamento e o rigor da construção impulsiona a renovação do imaginário formal da arquitectura".
Fundado por Ignacio Garcia Partarrieu e Arturo Scheidegger, os Umwelt são um atelier de prática e pesquisa de arquitectura e desenho territorial com sede no Chile.
Ambos têm apresentado projectos nalguns dos principais eventos de arquitectura internacionais, como as Bienais de Shenzhen e Hong Kong, Veneza, Santiago assim como na Storefront for Art and Architecture em Nova Iorque.
A quarta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, com o tema "A Forma da Forma", teve início a 5 de Outubro e encerra a 12 de Dezembro.
Lusa/DI