



Quinta do Paço Lumiar é o novo projecto de Souto de Moura
A Quinta do Paço Lumiar, em Lisboa, é o mais recente projecto do arquitecto português vencedor de um Pritzker, Eduardo Souto de Moura. Trata-se de um empreendimento de luxo localizado em zona de Quintas Históricas de Lisboa, promovido pela RAR Imobiliária num investimento de 16 milhões de euros.
O empreendimento apresentado na passada quinta-feira, na estufa fria, contou com a presença do prestigiado arquitecto, que referiu que este é um projecto que pretende trazer o mínimo impacto de construção na zona histórica. Sendo composta por dezassete moradias em banda, doze T3+1 e cinco T4+1, organizadas perpendicularmente ao longo de um novo arruamento. As habitações terão piscina exterior, um pátio central que divide a zona social da privada e levarão 18 meses a construir.
"São moradias inspiradas nas casas tradicionais romanas onde o pátio tem um papel importante, de recebimento dos visitantes e depois a zona mais íntima da moradia. É também um projecto integrado na natureza, todos os terraços funcionam como espaços ajardinados", revelou o arquitecto que indicou também que Lisboa está muito dinâmica na procura de projectos de segmento médio/alto e que por isso abriu um escritório aqui em Lisboa.
Esta foi também uma das razões apontadas por José António Teixeira, Presidente da RAR Imobiliária: “Decidimos avançar com este projecto numa altura em que o sector dá sinais de recuperação e porque entendemos que há falta de produto para o segmento alto em Lisboa. A capital é um mercado apetecível e a estratégia que traçámos para este projecto está em linha com aquilo que o segmento para o qual se destina efectivamente procura”.