Conteúdos da Casa da Arquitectura disponíveis num "Edifício Digital"
A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, pretende “levar a arquitectura a todos” de forma gratuita através do “Edifício Digital”, uma plataforma ‘online’ que reúne acervos e espólios de vários arquitectos, disponível a partir de hoje.
O evento de apresentação do “Edifício Digital” decorrerá hoje, sexta-feira, pelas 21:30, na Casa da Arquitectura e será transmitido em directo para todo o mundo através da página de internet da entidade. A plataforma vai ficar disponível a partir desse momento.
Após o lançamento da plataforma, que estará disponível em português e inglês, os visitantes terão acesso livre e gratuito a “três pisos” de conteúdos “actualizados a cada dia”.
"Edifício" com 3 pisos, mas que irá crescer...
Nuno Sampaio, director executivo da instituição, caracteriza o primeiro “piso” da plataforma como o “mais público da Casa da Arquitectura”, onde os visitantes poderão aceder a uma cronologia de todos os conteúdos de exposições realizadas na Casa, a cerca de 250 filmes de conferências e debates, seminários, catálogos e onde terão a possibilidade de realizar visitas virtuais às exposições ou marcar visitas físicas à instituição.
Nas visitas virtuais, os utilizadores podem percorrer exposições patentes na Casa desde 2019 ou os “espaços mais fechados” como o arquivo, tendo a possibilidade de aceder a conteúdos com vista de 360 graus e a materiais exclusivos “impraticáveis de mostrar numa exposição física”.
O segundo “piso” corresponde ao arquivo digital, o nível onde estarão disponíveis “muitos milhares” de materiais digitalizados.
O arquivo digital dispõe de acervos portugueses e não portugueses, algo que Nuno Sampaio considerou “importantíssimo” para garantir que as pessoas consigam aceder aos acervos dos seus territórios, mas também de outros.
Eduardo Souto Moura, António Fortunato Cabral, Paulo Mendes da Rocha, Pedro Ramalho e Teresa Fonseca são alguns dos arquitectos cujos trabalhos poderão ser visitados através da plataforma.
Uma loja no “terceiro piso”
No terceiro “piso” poderá ser encontrada uma nova loja digital com cerca de 3.000 artigos, alguns exclusivos da Casa da Arquitectura, como “livros, mobiliário, iluminação, obras gráficas, design de autor e ‘merchandising’” que poderão ser adquiridos e entregues em qualquer parte do mundo.
Para Nuno Sampaio, a inovação do projecto está focada na “quebra de paradigmas” através da disponibilização “totalmente gratuita” dos conteúdos da Casa da Arquitectura e do “incentivo às investigações e estudos a muito baixo custo”.
O responsável considerou o “Edifício Digital” um elemento “fundamental”, destacando que a plataforma será “uma forma de Portugal se mostrar ao mundo” através da apresentação de trabalhos que a Casa da Arquitectura “acolhe, trata e expõe”.
Nuno Sampaio revelou ainda que o quarto e quinto piso do “Edifício Digital” já estão a ser preparados: um destinado ao turismo de arquitectura, em parceria com o Turismo de Portugal, e outro em articulação com o Serviço Educativo da instituição, destinado ao trabalho com as comunidades e escolas.
Lusa/DI