Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira inauguram Museu na China
No próximo dia 21 de Novembro, vai ser inaugurado o MOAE - Humao Museum of Art and Education, em Dongquian Lake, Ningbo , China, um projecto com assinatura dos arquitectos portugueses Álvaro Siza e Carlos Castanheira.
Depois da inauguração, em 2018, do China Design Museum – Bauhaus Collection, em Hangzhou, China – um Museu com 16 000 m2, a convite da CAA – Chinese Academy of Arts, é a vez de Ningbo receber o edifico desta parceria com o MOAE - Humao Museum of Art and Education, que alberga uma colecção de arte particular.
O trabalho dos arquitectos Álvaro Siza e Carlos Castanheira, na Ásia, iniciou-se com um Pavilhão na Coreia do Sul, em 2005. Desde então, a obra de ambos tem sido profícua neste continente, como aliás confirma a exposição “Orient Express – Viagem de Retorno”, patente na Fundação de Serralves desde finais de Janeiro de 2019 e que poderá ser visitada até 6 de Dezembro de 2020.
De 2005 até hoje, Álvaro Siza e Carlos Castanheira são autores de vários edifícios na Coreia do Sul, China e em Taiwan.
Destaque para alguns projectos: Mimesis Museum(4.000 m2) Paju Book City, Coreia do Sul; Amore Pacific - Resarch & Design Center (26.092 m2), Yongin-Si- Geyeonngi -do, Coreia do Sul, projecto distinguido com o Prémio “MIZIUM Building Best Architecture of the year 2011”.
Casa em Jeju (834 m2), ilha de Jeju, Taiwan, também na Coreia do Sul; Building on the Water (14.000 m2), Huai´an, China - projecto premiado em 2015 pela Archdaily – na categoria de “Office Building of the year” e um dos candidatos ao “Prémio Secil 2019”; Taifong Golf Club- Reception House(3.500 m2) eElite Club House(8.553 m2), ambos em Taiwan, entre outros.
Álvaro Siza e Carlos Castanheiradeixam, com mais este edifício, uma marca indelével na arquitectura oriental.