CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Fachada das instalações da BelaOlhão - Imagem Google StreetView

Antiga fábrica de Olhão vai acolher projecto turístico residencial

30 de janeiro de 2025

O imóvel onde funcionou a antiga fábrica de rações da BelaOlhão, localizado na zona industrial próxima do porto de Olhão, foi vendido e irá ser convertido num projecto turístico residencial, revelou hoje a Câmara Municipal algarvia.

A venda foi formalizada na segunda-feira à empresa Carvoeiro Branco, que a autarquia classifica como um “promotor de referência no sector imobiliário, com quase 20 anos de experiência”.

No local, a Carvoeiro Branco vai construir um “projecto de uso misto, que irá integrar componentes turísticas e residenciais”, destaca a Câmara de Olhão num comunicado.

Segundo o município, o projecto a desenvolver no espaço da antiga fábrica vai contar com “cerca de 500 apartamentos e uma unidade hoteleira de luxo, numa área de construção de aproximadamente 70 mil metros quadrados”.

“Está contemplada, também, a cedência ao município de 250 lugares de estacionamento, gratuitamente e sem termo, o que criará mais uma bolsa de estacionamento na cidade”, salienta a autarquia do distrito de Faro.



Foto CMO



O contrato de venda estipula um prazo de 96 meses, a contar a partir da assinatura da escritura, para a conclusão do projeto imobiliário, acrescenta a autarquia, sem precisar o valor da venda.

Na nota, o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina (PS), congratula-se por o município ter concluído a venda de um imóvel adquirido há seis anos pela autarquia com o “desafio” de “transformá-lo” para acolher um “projecto âncora para o desenvolvimento da zona nascente da cidade” algarvia.

Segundo os documentos tornados públicos a quando da hasta pública realizada em 2020, o prédio terá uma área total de 9.787 m2.  

“Este empreendimento promete reforçar não apenas a paisagem urbana, mas também os esforços de requalificação que a Câmara Municipal tem levado a cabo naquela zona da cidade, nomeadamente a renovação da Avenida 16 de Junho, que ampliou e valorizou a frente ribeirinha”, considera o presidente do município, citado no comunicado.

Também citado na nota, o director executivo da Carvoeiro Branco, Erik de Vlieger, salienta a relevância estratégica do novo empreendimento, tanto para empresa, como para a cidade.

“Estamos empenhados em criar um empreendimento que redefina os padrões de luxo e qualidade em Olhão, oferecendo aos residentes e visitantes uma experiência única. Este projecto é um testemunho do compromisso da Carvoeiro Branco com o desenvolvimento social e económico da região”, afirma Erik de Vlieger.



Imagem aérea do prédio urbano BelaOlhão constante da hasta pública de 2020