Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Vila Franca de Xira vai mesmo comprar Escola da Armada

 

Vila Franca de Xira vai mesmo comprar Escola da Armada

23 de março de 2017

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou hoje a aquisição dos terrenos da antiga Escola da Armada, por oito milhões de euros, nos quais pretende construir, entre outros equipamentos, um novo Tribunal do Comércio.

A proposta foi aprovada esta manhã, por maioria, com os votos contra de três vereadores da CDU, e os votos a favor do PS, da Coligação Novo Rumo e de um vereador da CDU, durante uma reunião extraordinária do executivo liderado pelo socialista Alberto Mesquita.

O negócio será estabelecido entre a Câmara Municipal e a empresa Estamo-Participações Imobiliárias SA, que é a actual proprietária deste imóvel, desactivado desde Agosto de 2009.

A antiga Escola da Armada de Vila Franca de Xira formava anualmente perto de mil militares que, após o seu encerramento, foram transferidos para a Base Naval do Alfeite, em Almada, onde a Marinha concentrou a formação.

 

Um novo Tribunal, uma superfície comercial, equipamentos de utilidade pública e uma marina

Previamente à votação para aquisição dos terrenos, o executivo municipal apresentou um estudo urbanístico para a requalificação da área situada entre as instalações da antiga Cimianto e da Escola da Armada.

O estudo apresentado pela autarquia prevê um investimento de 19,5 milhões de euros em infraestruturas e requalificação do espaço público e perspetiva um retorno financeiro para os cofres da autarquia de cerca de 25 milhões de euros.

O retorno financeiro previsto pela autarquia deriva da venda dos espaços comerciais e de habitações.

Entre outros projectos, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende construir um novo edifício para fazer regressar ao concelho o Tribunal do Comércio, que foi deslocalizado para o município de Loures, no âmbito da introdução de um novo mapa judiciário em 2014, por parte do anterior Governo.

O novo tribunal de Vila Franca de Xira irá albergar, além do Comércio, uma Instância Cível, uma Instância de Família e Menores e uma Instância de Trabalho.

Para esse propósito, a Câmara de Vila Franca de Xira já elaborou um protocolo, que irá assinar brevemente, com o Ministério da Justiça para que esse edifício da Justiça venha a ser construído nos terrenos da Escola da Armada.

A construção de uma superfície comercial, de equipamentos de utilidade pública, e de uma marina são outros dos projetos previstos para os terrenos da Escola da Armada.

A Câmara de Vila Franca de Xira pretende que no local possa vir a ser construído um nó da Autoestrada número 1 (A1), no sentido Lisboa-Vila Franca de Xira.

O estudo apresentado pela autarquia contempla também os terrenos da antiga fábrica de coberturas e isolamentos para a construção civil Cimianto, que a autarquia pretende também adquirir e que são contíguos aos da Escola da Armada.

Para os terrenos da Cimianto, a Câmara de Vila Franca de Xira tem prevista a instalação de actividades económicas e serviços e a construção de um campo de jogos e de um parque urbano.

Lusa/DI