Transformação do Quartel da Graça em hotel 5* vai custar 30 M€
O concurso para a concessão de um hotel de 5 estrelas no antigo Convento-Quartel da Graça, em Lisboa, no âmbito do REVIVE, decorrerá em duas fases: a primeira, o período de qualificação prévia de candidatos, decorre até 6 de março de 2019. A que se seguirá a segunda fase, com um período de 25 dias para apresentação de propostas. O imóvel será concessionado durante 50 anos.
O valor base previsto no concurso para a renda anual é de 332 604 euros e o investimento estimado é de 29,7 milhões de euros. A área de construção total é de 15 495 m2.
Localizado numa das sete colinas de Lisboa, com vista privilegiada para a cidade, o Convento da Graça foi edificado no século XIII pela Ordem dos Agostinhos Eremitas, tendo sido reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755.
Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, foi ocupado pelo Exército, passando a designar-se de Quartel da Graça. A igreja, a sacristia e a casa do capítulo foram entregues à Irmandade do Senhor dos Passos. Nos últimos anos, o Quartel acolheu serviços da GNR e do Exército.
A concessão não inclui a área da igreja nem o respetivo jardim, estando igualmente fora do âmbito do concurso o Jardim da Cerca da Graça. O concurso estabelece que o concessionário ficará responsável por construir os espaços que vão acolher as capelas mortuárias que servirão de apoio à igreja.