Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
Sonae chega ao top mundial no combate às alterações climáticas

 

Sonae chega ao top mundial no combate às alterações climáticas

9 de dezembro de 2020

A Sonae foi distinguida como líder mundial no combate às alterações climáticas pelo CDP, organização não governamental de referência nos mercados de capitais pela classificação da performance ambiental de empresas e cidades.

O Grupo Sonae foi novamente reconhecido pelas suas acções concretas para reduzir emissões de gases de efeito de estufa, mitigar riscos climáticos e desenvolver a economia de baixo carbono, tendo evoluído para o patamar mais elevado - a “A List” - que reúne as empresas com maior pontuação do mundo em matéria de sustentabilidade corporativa ambiental.

O CDP, organização sem fins lucrativos criada há 20 anos sob o mote “Carbon Disclosure Project”, é a fonte de informação ambiental corporativa de referência para centenas de investidores e decisores dos mercados bolsistas em todo o mundo. As suas análises profundas e rigorosas escrutinam de forma exigente e independente a ação e os resultados concretos das empresas cotadas em prol do Clima, pelo que as suas tabelas classificativas são o indicador de excelência na validação das políticas de sustentabilidade. Em 2020, o estudo avaliou impactos ambientais, riscos e oportunidades em mais de 9.000 empresas de todo o mundo – o maior número de sempre, tendo apenas 3% alcançado a “A List”.

Segundo o CDP, a Sonae é “uma das poucas empresas de alto desempenho. Através de iniciativas concretas em prol do Clima, a Sonae está a afirmar a sua liderança, ambição, acção e transparência ambiental corporativa a todo o mundo”, afirma a organização.

Para Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, “na Sonae assumimos os desafios do Planeta como nossos, definindo planos e acções concretas para os endereçar diariamente, mesmo que isso implique mudanças estruturais complexas. É disso exemplo o nosso compromisso ambicioso de antecipar a neutralidade carbónica para 2040. Este reconhecimento inédito do CDP é prova de que os alicerces para atingir essa meta estão criados. É um orgulho e, também, uma responsabilidade para continuarmos a inovar na incorporação da sustentabilidade na gestão dos nossos negócios. Estamos no caminho certo e iremos continuar a ser ambiciosos na defesa do Ambiente e de uma economia sustentável”.

Já Paul Simpson, CEO do CDP, afirma,  “estendemos os nossos parabéns a todas as empresas da ‘A List’ deste ano. Assumir a liderança na transparência e na ação ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar e é ainda mais impressionante neste ano desafiador marcado pela COVID-19. O nível de risco para as empresas resultantes das mudanças climáticas, da desflorestação e da insegurança hídrica é enorme, e sabemos que as oportunidades decorrentes da ação superam em muito os riscos da inação. A liderança do setor privado criará um ‘ciclo de ambição’ para uma maior ação governamental e garantirá que as pretensões globais de uma economia sustentável neutra se tornem realidade. A nossa ‘A List’ celebra as empresas que se estão a preparar para se destacar na economia do futuro ao agir hoje”.

A análise de 2020 realizada pelo CDP foi solicitada por 515 investidores e por mais de 150 grandes compradores que gerem os maiores activos das bolsas mundiais. A divulgação ambiental anual e o processo de pontuação do CDP são amplamente reconhecidos como referência pela transparência ambiental corporativa. A metodologia detalhada e independente usada pelo CDP avalia as empresas atribuindo-lhes uma pontuação de A a D- com base na abrangência da divulgação, consciencialização e gestão de riscos ambientais e demonstração de melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como a definição de objectivos significativos. Aquelas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes são classificados com um F.