Seixal já tem Carta de Qualidade do Ar
As conclusões do estudo da Carta de Qualidade do Ar do Município do Seixal, elaboradas pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, vão ser apresentadas no próximo sábado, dia 28, pelas 9 horas. A sessão online apresentará em detalhe as grandes conclusões do estudo, promovido e financiado pela Câmara Municipal do Seixal e “motivado pela necessidade de obter mais informação sobre o ar que se respira na área do município, de forma que a autarquia consiga intervir nas áreas da sua competência, mas também para pressionar as entidades competentes em matéria de qualidade do ar, informando a população que se tem mostrado preocupada com estas questões, em particular sobre a poluição causada pela Siderurgia Nacional, no Seixal”- refere o executivo municipal.
"Os temas ambientais estão no topo das nossas prioridades, pelo que decidimos avançar com este estudo, que permitirá dar uma resposta tecnicamente sustentada às questões e preocupações que são levantadas pelos nossos munícipes, e agir no sentido da sua resolução" - salienta o presidente da autarquia da margem sul, Joaquim Santos (PCP).
A Carta da Qualidade do Ar inclui a caracterização das fontes de poluição atmosféricas fixas e móveis e o mapeamento das principais fontes de emissão de poluentes para a atmosfera e dos níveis da qualidade do ar, focando a sua análise nos poluentes atmosféricos legislados para a protecção do ambiente e da saúde humana, bem como a disponibilização dessa informação à população.
Esta sessão do Fórum Seixal + contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, e de Joaquim Tavares, vereador do pelouro do Ambiente. O projecto será apresentado pelo professor Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro.