CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Governo aprova o investimento de 52,4 M€ da Transtejo para compra de 10 barcos eléctricos

18 de março de 2022

O Governo aprovou ontem a despesa no âmbito do plano da renovação da frota da Transtejo e que contempla a aquisição de 10 navios eléctricos, num investimento de 52,4 milhões de euros.

Fonte do Ministério do Ambiente e Acção Climática adiantou que se trata de investimento no âmbito do plano da renovação da frota da empresa Transtejo e diz respeito à aquisição de 10 navios eléctricos aos estaleiros espanhóis Gondán.

De acordo com a mesma fonte, a entrega do primeiro navio está prevista ainda para este ano.

 

Barcos já em construção

Recorde-se que os estaleiros espanhóis ganharam o concurso internacional promovido pelo Governo em Outubro de 2019 e que, em Março de 2020, a empresa, com instalações nas Astúrias, dava conta que ia já iniciar nesse mesmo mês a sua construção.

Os 10 ferries, de 40 metros, com uma capacidade de cerca de 540 passageiros, serão alimentados inteiramente por electricidade, o que a torna a primeira frota única no mundo propulsionada com energia descarbonizada. “A concepção destas embarcações baseia-se num casco do tipo catamarã especificamente optimizado para aproveitar ao máximo os quase 2MWh de energia eléctrica armazenados nas suas baterias, com um funcionamento extremamente silencioso e sem emissões de CO2” refere a empresa asturiana. Espera-se que transportem anualmente cerca de 19 milhões de passageiros.

Segundo a Transtejo, “Com estes navios, que representam um investimento de 52.440.000 euros, a empresa fica com uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100% eléctrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios actuais e sem emissões de GEE [em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5,249 milhões de litros, correspondente à emissão de 13.122 toneladas de CO2]", indo ao encontro das políticas para a descarbonização, sublinha a empresastejo.

A Transtejo assegura as ligações fluviais a Lisboa a partir de Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão.