CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Fafe vai plantar 50.000 árvores autóctones até 2025

3 de junho de 2022

A Câmara de Fafe vai iniciar um projecto que prevê a plantação de 50 mil árvores de espécies autóctones no município até ao final do mandato autárquico (2025), divulgou hoje a autarquia.

A iniciativa, designada “Florestar Fafe”, é realizada com o apoio do Lions Club de Fafe e da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.

“A iniciativa resulta de uma efectiva preocupação do município relativamente ao ambiente e à sustentabilidade”, lê-se num comunicado a propósito do Dia Mundial do Ambiente que é assinalado no domingo.

A iniciativa naquele concelho do distrito de Braga será aberta à participação de empresas.

 

Resistir à propagação de incêndios

A cada entidade que venha “a contribuir para este projecto de reflorestação será emitido um certificado, com identificação do ano da plantação, da quantidade de árvores plantadas e da quantidade de dióxido de carbono sequestrado por ano”.

A comunidade escolar será envolvida nos vários momentos do projecto, desde a preparação do terreno, plantação, acções de manutenção e limpeza e acções de educação para a sustentabilidade, acrescenta o município.

A autarquia de Fafe vai, por outro lado, “proceder ao levantamento georreferenciado das suas propriedades, para os registar no âmbito do Balcão Único do Prédio, para definir os locais de plantação”.

O vereador do Ambiente, Raul Cunha, acentua que “os bosques formados por folhosas autóctones mantêm no seu interior um microclima mais fresco e húmido nos meses de Verão, pelo que não ardem com tanta facilidade e oferecem resistência à propagação dos incêndios”.

Lusa/DI