Sintonia da reabilitação urbana com o turismo
A cidade reabilitada e renovada, quer dos seus edifícios quer, em especial, o espaço público será certamente elemento fundamental para um destino mais atractivo e competitivo, e deve ser uma forte aposta das políticas públicas.
Esta é a opinião do Departamento de Urban Planning, da consultora Worx Real Estate, que assegura ainda que o turismo de hoje é feito de experiências, de contactos com a realidade. Um turista que vive agradavelmente os lugares que visita tem tendência a voltar para realizar mais e mais experiências, tornando-se embaixador no exterior ao divulgar as suas boas vivências.
"Registamos que nos últimos anos se verifica uma efectiva renovação dos tecidos urbanos, induzida pela reabilitação de grande parte dos edifícios que durante anos ou mesmo décadas se encontravam abandonados, expectantes, e que degradavam a imagem das cidades, incluindo perante os turistas que nos visitavam. Temos assim um duplo ganho e um círculo virtuoso: se por um lado através do investimento nacional e estrangeiro conseguimos reabilitar o nosso parque edificado mais antigo, também essa reabilitação atrai mais visitantes pela imagem renovada que a cidade adquire. Acresce que, pela renovação dos edifícios, outrora abandonados e vazios, se ganha também na revitalização urbana, isto é, na vivência dos espaços urbanos, praças, ruas e comércio local e tradicional. Queremos promover cidades vividas ao contrário (de outros destinos) de cidades fantasma, com edifícios vazios e ruas sem animação, sem vivências e experiências que o turista procura e regista para as suas próximas opções.
Seguindo as diversas políticas já traçadas, e reforçando algumas, Portugal deverá combater a sazonalidade do destino, diversificando produtos turísticos e regiões, para que o turista possa melhor aproveitar da sua estadia fora dos fenómenos de turismo de massas, que podem por em causa o funcionamento das cidades e a imagem do destino turístico.
Portugal tem condições para atrair mercados muito diversificados, quer nas suas tipologias, quer na sua origem. Fortalecer as políticas de marketing territorial é imperativo, sem deixar de, a par disso, assegurar a capacidade de receber todos, para quem vive e para quem nos quer visitar, sem pôr em causa a qualidade superior que se tem assegurado aos mercados já conquistados. Considera-se ainda de manter e reforçar as políticas fiscais de captação de investimento, reforçando os mecanismos de atração de residência de estrangeiros, pelas condições únicas, metropolitanas e naturais que temos para oferecer. A reabilitação e renovação das nossas cidades e vilas é ação indispensável para o sucesso da afirmação de Portugal como destino turístico sustentável", revela a equipa da Worx..